quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brincando de Cientista

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS




Objetivos

Observar uma planta ou uma árvore e seus freqüentadores.
Conteúdos
Cadeia alimentar – heliotropismo (movimentos de plantas ou animais sésseis, ou de alguns dos seus órgãos em direção a ao sol, é o um tipo de fototropismo, resposta de um organismo a uma fonte de luz) - crescimento e morte de um vegetal – plantas perenes e anuais – polinização- utilização das sementes para fabricação de óleos ou para consumo – competição natural.

Material

- Sementes de girassol
- Vaso
- Terra vegetal
- Caderno para anotação

Questões Problemas

O girassol é uma planta brasileira?
O que é necessário para a germinação?

Início

O professor começaria a atividade questionando os alunos: Vocês já viram um girassol? Como ele é? Ele tem alguma característica especial? (Embora o girassol não faça parte de nenhum ecossistema brasileiro, ele facilitaria a observação dos alunos e posteriormente o educador faria a associação com as outras plantas brasileiras).

Colocando a Mão na Massa

O professor poderia escolher uma espécie comum de planta, mas sugerimos o girassol (originária das Américas) devido seu ciclo ser anual e os alunos terem a chance de observarem seu ciclo completo desde sua germinação até sua morte. Cada aluno plantaria o seu em um vaso, na escola ou em casa. Observariam todos os dias em horários diferentes a germinação da semente, o crescimento, floração, os insetos que visitam a planta, o fototropismo, etc. e anotariam em uma tabela. No final da atividade o aluno faria o desenho da planta, do caule, das folhas e da semente. Além de pesquisar os animais que visitaram a planta (nome do inseto, qual parte da planta se alimenta, se põem ovos nas folhas, etc).



Acordo Coletivo

Cada aluno apresentaria os resultados de suas observações e seus desenhos. Neste momento o professor poderia questionar: Todas as sementes nasceram? Por quê? (algumas sementes realmente não nascem por diversos motivos como: profundidade inadequada, quantidade demasiada ou falta de água, problemas gênicos, entre outros). Se todas nasceram e depois alguma delas morreu, pode-se introduzir neste momento o conceito de competição (por água, espaço, nutrientes, sol).
No final da atividade, o professor relacionaria a atividade com os ecossistemas: Consumimos alguma fruta ou semente das florestas brasileiras? Quais? (o açaí – da Amazônia, o palmito da mata atlântica são alguns exemplos). As árvores são anuais ou perenes? Como deve ser a polinização?


Registro

O professor poderia organizar uma exposição dos trabalhos dos alunos

Sugestões e Dicas

Dica para o cultivo do girassol
o local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
o solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado
recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca
adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.



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