quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividade de Ciências

Estudo do Meio - Aprendendo Sobre os Animais do Jardim da Escola



Resumo

Por vezes os professores se pegam em meio a muitos processos burocráticos para levar os alunos para um museu ou parque quando tudo o que precisam para estudar está tão perto, no jardim da escola.
Nesse sentido essa atividade vem propor que os alunos sejam levados ao local supra citado a fim de observar os animais que ali vivem, bem como as suas interações com o meio que os circundam.
Além disso poderão ser pegos algumas amostras para posterior análise e classificação segundo a morfologia de cada um. Atividade essa que poderá ser desenvolvida no laboratório de informática para consultas a Internet no caso de eventuais dúvidas.

Objetivos

Possibilitar que o aluno aprenda a importância das interações entre os seres vivos para um perfeito equilíbrio dos eco-sistemas.
Aprender a classificar os animais segundo sua estrutura morfológica.
Estrutura da Atividade
A atividade consiste num primeiro momento em observar os animais que estão no jardim da escola.
O primeiro passo (quando no jardim) é orientar os alunos para tomarem cuidado com alguns animais que podem ser nocivos, limitando-se portanto apenas a observação dos hábitos alimentares, sociais e dos locais onde cada animal prefere ficar; a saber, nas copas das plantas, no solo ou em baixo dele.
A seguir o professor irá coletar algumas amostras para posterior classificação quanto a critérios morfológicos, tomando cuidado para identificar em que local do jardim o animal foi encontrado. Se no solo, no subterrâneo ou nas copas de árvores, arbustos ou leguminosas.

Organização da Classe

A classe poderá ser dividida em grupos de 5 alunos onde cada um deles terá autonomia para decidir em que local preferirá observar, contudo sempre sob a supervisão do professor.
Formas de Registro
Seguindo as orientações do PCN, atividades que envolvam observação e coleta de espécimes requerem que sejam feitos desenhos dos mesmos a fim de detalhar melhor as estruturas que os compõem.
Posteriormente os mesmos poderão ser expostos junto com as amostras coletadas aos outros alunos da escola em um mural.




Introdução
As interações entre os seres bióticos (animais, plantas etc.)e dos abióticos (água, minerais) determinam o quanto um eco-sistema está em estado de equilibrio. Enquantos as plantas que são seres autótrofos servem como alimento para os animais (heterótrofos)fornecendo-lhes o amido que armazenam ou a energia contida em suas folhas, e/ou a madeira, as quais são alimento para outros grupos. Os animais por outro lado fornecem as plantas o Nitrogênio em forma de excrementos que liberam no ambiente e são degradados e fixados pelas bactérias que vivem nas raízes das plantas, fechando portanto um ciclo que sustenta a si próprio.
Daí vem a importância em estudar esses pequenos eco-sistemas de uma forma mais prática como nos orienta o PCN de Ciências.

Material

- Frascos contendo álcool para fixar os animais;
- Luvas para proteger as mãos;
- Lápiz para identificação nos frascos:
- Lupas portáteis (para melhor visualização);

- Pá para escavar o solo;
- Computadores com acesso á Internet para pesquisa.
- Cartolina, pincel atômico para a exposição final.

Procedimento

Como a duraçào prevista é de 3 aulas a primeira dela pode ser mesmo no jardim orientando acerca das precauções a serem tomadas, explicando a necessidade desse tipo de aprendizado, e algo sobre a evolução dos animais tais como a ausência de vertebra, formas de respiração formas de reprodução e alimentação, mecanismos de defesa, importância da preservação. Essas orientações induzirão a um comportamento mais cientifico e responsável dos alunos no momento da observação que será dado na segunda aula. Na terceira aula o professor irá orientar e ajudar os alunos na classificação dos animais segundo suas estruturas morfológicas e com auxílio da Internet.

Situação-Problema

Os alunos precisam internalizar a importância que cada ser vivo tem e no que ele contribui para o equilíbrio de um ambiente.
Hipóteses
Aprendendo sobre sua morfologia, formas de respiração, alimentação, reprodução e sobre o habitat dos animais, terão maior conciência do que eles necessitam para sobreviver e portanto passarão a preservar o meio ambiente.
Conhecendo as estruturas mais rudimentares e outras mais evoluídas terão noção de qual animal surgiu primeiro durante a evolução.
Ações dos Alunos
Presume-se que os alunos após serem instruídos sobre as questóes de segurança, e por estarem em uma aula diferenciada possam adotar uma postura responsável e ter noções de atividades cientificas.

Discussão Pedagógica

O trabalho visa por em prática o objeto de estudo, como orienta o PCN de Ciências. Que os aprendizados sejam mais práticos e de uma forma interativa para criar nos alunos além do aprendizado do conteúdo, outras competências que são adquiridas aravés do trabalho em equipe como colaboração, respeito dentre outros, além de propiciar o conhecimento do ambiente em que está situado o aluno dando a ele capacidade de resolver problemas que possam surgir em futuras situações semelhantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário