quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

A VELOCIDADE DE UMA FORMIGA




Objetivos

Construir o conceito de velocidade média;Familiarizar-se e manusear o cronômetro;Fazer uso de instrumentos de medidas (Régua, trena, fita métrica)Construir tabelas e gráficosUtilizar-se de operações matematicas para resolução de exercícios

Introdução

Dividir a classe em grupos de 3 ou 4 alunos.

Material

Giz;Cronometro;Régua, trena, fita métrica ou barbante;formiga.

Procedimento

Fazer uma marca no chão de onde a formiga partiu.A cada 10 segundos o colega que está com o cronômetro deverá dar um comando para que o outro colega que está acompanhando a formiga com o giz marque o chão, o percurso termina quando tiver 10 marcas.Anotar o tempo gasto pela formiga.



Observações

Devolver a formiga se possível "viva" ao ambiente de onde ela foi tirada

Questões

1 - Meça os espaços percorridos pela formiga a cada 10 segundos;
2 - Elabore uma tabela para organizar os dados anotados.
3 -As distancias foram as mesmas entre um espaço e outro?
4 - Compare os dados da sua tabela com o de outros colegas.
5 - Quais fatores justificam a diferença do percurso feito pela formiga de seu grupo e a de outros colegas?
6 - Qual foi a velocidade da formiga no percurso todo?
7 - Construa um gráfico mostrando o tempo e as distancias percorridas pela formiga.

Discussão

Como medir o percurso de uma formiga que andou em círculo?

Dicas

Os alunos resolveram o problema da formiga que andou em círculo, usando um barbante, que foi colocado em cima do caminho e depois esticado e medido. O que ficou difícil de saber, foi a distancia a cada 10 segundos. Refizeram a atividade com outra formiga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário