O que Existe na Mata?
Objetivos
Trabalhar com as lendas e culturas populares- estimular a imaginação- associar a lenda com o ecossistema.
Conteúdos
Lendas – folclore - diferenças culturais de cada ecossistema.
Material
- Livro de histórias regionais
- Livro com as principais lendas brasileiras (no texto complementar há algumas)
- Livro com as principais lendas brasileiras (no texto complementar há algumas)
Início
O professor perguntaria aos alunos: Quais são os seres vivos da Mata Atlântica? do Cerrado? e assim por diante...iria anotando na lousa.
Colocando a Mão na Massa
Se depois de algum tempo, ninguém tiver mencionado as fadas, os sacis, e outros seres invisíveis e imaginários, além do Homem, o professor sugeriria num tom misterioso. Após esta etapa, cada aluno contaria a (s) lenda (s) que conhece e a relacionaria com seu local de origem (ecossistema). Por exemplo: o saci vive na mata.
Acordo Coletivo
Nesta etapa o professor discutiria com os alunos: As lendas foram contadas da mesma maneira? Quais as lendas são as mais conhecidas? Foi fácil identificar o ambiente em que os seres das lendas habitavam? Por quê?
Registro
Os alunos poderiam realizar uma peça de teatro sobre uma das lendas estudadas, ou criar uma lenda para a escola ou para a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário