Imitando uma Célula
Objetivos
Entender como ocorre a transcrição do material genético e a produção das proteínas.
Compreender o papel de algumas organelas.
Compreender o papel de algumas organelas.
Introdução
Propor aos alunos uma encenação de como uma célula trabalha para produzir proteínas. O papel será a receita para a fabricação da proteína e o monta-tudo será os nucleotídeos que dependendo da ordem do segmento do DNA formará uma proteína diferente.
Material
- Papel /receita (papel com as seqüências de aminoácidos e nome das proteínas a serem fabricadas;
- Monta-tudo de quatro cores distintas;
- Alunos;
- Fita de trânsito;
- Monta-tudo de quatro cores distintas;
- Alunos;
- Fita de trânsito;
Montagem
Primeiramente o professor fará um Comentário introdutório explicando os seguintes tópicos:As organelas e suas funçõesComo ocorre a transcrição do material genético e a produção das proteínas.
O professor explicará as funções das organelas e como ocorre a produção proteínas.
Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo representará uma organela ou uma molécula presente na célula e receberá um material conforme a descrição abaixo:
Reticulo endoplasmático rugoso (Produção de proteínas) -> Fita de trânsito (analogia);
Ribossomos (Produção de proteínas) -> Monta tudo (analogia);
DNA (Código genético) -> Receita para montar lego (analogia);
O professor explicará as funções das organelas e como ocorre a produção proteínas.
Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo representará uma organela ou uma molécula presente na célula e receberá um material conforme a descrição abaixo:
Reticulo endoplasmático rugoso (Produção de proteínas) -> Fita de trânsito (analogia);
Ribossomos (Produção de proteínas) -> Monta tudo (analogia);
DNA (Código genético) -> Receita para montar lego (analogia);
Procedimento
Situação-problema:
Logo após a explicação sobre a transcrição do material genético e a produção das proteínas, os alunos terão que representar o processo utilizando o monta-tudo e os outros materiais descritos.
Hipóteses dos alunos:
Espera-se que os alunos consigam representar o mecanismo celular descrito pelo professor.
Logo após a explicação sobre a transcrição do material genético e a produção das proteínas, os alunos terão que representar o processo utilizando o monta-tudo e os outros materiais descritos.
Hipóteses dos alunos:
Espera-se que os alunos consigam representar o mecanismo celular descrito pelo professor.
Observações
Os alunos deverão após a atividade, escrever com suas palavras como ocorre a trasnscrição do DNA e a produção das proteínas.
Discussão
Cada aluno, fará anotações sobre a atividade e dúvidas durante a representação.
Os alunos serão divididos em grupos, cada grupo será uma organela ou uma molécula presente na célula.
RNA mensageiro (Transcrição do código genético) -> Encaminha o trabalho para o Ribossomo (analogia);
Os alunos serão divididos em grupos, cada grupo será uma organela ou uma molécula presente na célula.
RNA mensageiro (Transcrição do código genético) -> Encaminha o trabalho para o Ribossomo (analogia);
Dicas
O professor pode propor uma apresentação aos alunos de outras classes.
RNA Transportador (Transporte de aminoácidos) -> Que transporta cores específicas do monta tudo (analogia).
RNA Transportador (Transporte de aminoácidos) -> Que transporta cores específicas do monta tudo (analogia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário