Objetivo
Mostrar que um gás tem compressibilidade, isto é, pode ocupar maior ou menor volume, dependendo dapressão a que está submetido
Material
•Seringa e água
Procedimento
Encha parcialmente a seringa com água, deixando uma bolha de ar de 0,5cm
3,mais ou menos.
Tampe o furo dianteiro com o dedo e puxe o êmbolo.
Observe o que acontece com a bolha de ar.
Leve os alunos a formarem um conceito de ar rarefeito (uma mesma quantidade de moléculas do gáspassam a ocupar um volume maior).
Aperte o êmbolo da seringa e observe o que acontece com a bolha de ar. (O ar da bolha está comprimido,as moléculas do gás passam a ocupar um volume menor que o normal).
Leve os alunos a formarem um conceito de ar comprimido, comparando a pressão que exercem.
Esvazie a seringa e tampe o furo como antes; empurre o êmbolo e solte-o, observando o que acontece.Repita a experiência puxando o êmbolo e soltando-o, a seguir.
Verifique se os alunos compreenderam que o ar comprimido ou rarefeito pode fazer um trabalho, ou seja,movimentar adequadamente um objeto.
Leve os alunos a buscarem objetos, lugares ou situações em que o ar está rarefeito ou comprimido(lâmpada, barômetro, bola de futebol, pneu, amortecedor, inspiração e expiração humanas etc.).
FONTE: http://pt.scribd.com/doc/3259506/Apostila-Atividades-Praticas-de-Ciencias
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