segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividades de Ciências

Fantoches de Sucata


Resumo

Confecção de fantoches a partir sucatas encontradas facilmente em nossas casas. A reciclagem nos dias de hoje é tida como uma real necessidade para a solução de resíduos sólidos, que são os principais responsáveis pela poluição ambiental.

Objetivos

Trabalhar a reflexão sobre poluição ambiental e coleta seletiva de lixo, estimulando a reciclagem no processo de formação da criança e ampliação deste conceito para dentro de seu lar, tornando este, possivelmente, um costume familiar.

Estrutura da Atividade

- Solicitar previamente que os alunos tragam sucatas para a aula;
- Dividir a classe em pequenos grupos;
- Reunir as sucatas obtidas;
- Orientar os grupos a discutir e levantar idéias de como cada integrante poderá confeccionar seu próprio fantoche com os materiais disponíveis;
- Auxiliar indiretamente na confecção dos fantoches;
- Solicitar que os grupos redijam uma pequena peça teatral que aborde os temas poluição, reciclagem e consciência ambiental;
- Permitir que os grupos ensaiem suas apresentações;
- Solicitar que cada grupo apresente o teatro e fantoches confeccionados.

Organização da Classe

Dividida em pequenos grupos.

Formas de Registro

Redação de texto teatral.


Material

- Os materiais reunidos dependerão do que os alunos trarão de casa, podendo ser:
- Caixa de leite longa vida;
- Latas de refrigerante;
- Garrafa pet;
- Copo plástico;
- Jornal;
- Retalhos de tecido;
- Restos de lã ou barbante;
- Canetas coloridas;
- Tintas;
- Cola;
- Tesoura;
- Restos de papéis diversos;
- Embalagens de iogurte;
- Etc.

Procedimento

Respeitando a estrutura da atividade, permita que os alunos criem diferentes modelos defantoches, utilizando sua criatividade para dar novas formas e utilidades às sucatas arrecadadas.

Observações

Os alunos observarão que que os materias encontrados em suas casas e que habitualmente vão para o lixo podem ser reutilizados de outras formas. A confecção de fantoches com sucata é apenas um janela aberta a fim de mostrar as inumeras possibilidades que eles podem encontrar pra criar brinquedos, confeccionar artesanatos e o que mais sua criatividade permitir. E abordando as consequências que essa "sucata" pode causar ao meio ambiente quando descartada de forma inadequada, o professor reforça a consciência ambiental não somente em seu aluno dentro de sala de aula, pois este potencialmente se tornará um multiplicador desses conhecimentos, levando uma nova rotina de coleta seletiva de lixo para detro de sua casa, para o dia-a-dia de sua família.


Discussão Pedagógica

Qual o Tempo de Degradação dos Materiais?
A relação de materiais e o tempo que levam para se degradar no meio ambiente podem não ocorrem conforme os tempos informados nas tabelas. Isso acontece por que a degradação dos materiais ocorre em função de uma combinação de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade, PH do meio, luminosidade, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio, dentre outros.Deve considerar-se sob que condições os materiais estão submetidos, se encontra-se a céu aberto ou enterrado? Numa região úmida e quente, como a floresta amazônica, ou numa região seca e quente durante o dia e fria durante a noite, como no deserto do Saara? Está jogado no rio (água doce) ou jogado no mar (água salgada)? Encontra-se depositado numa região de águas mais quentes (como no Nordeste Brasileiro) ou em regiões de águas mais geladas (como na Antartida)?
Temos conhecimento apenas do tempo relativo que cada material demora para ser degradado no meio ambiete, sabendo que este tempo pode variar conforme as condições citadas a cima.
- Jornais - 2 a 6 semanas;
- Embalagens de Papel - 1 a 4 meses;
- Casca de Frutas - 3 meses;
- Guardanapos de papel - 3 meses;
- Pontas de cigarro - 2 anos;
- Fósforo - 2 anos;
- Chicletes - 5 anos;
- Nylon - 30 a 40 anos;
- Sacos e copos plásticos - 200 a 450 anos;
- Latas de alumínio - 100 a 500 anos;
- Tampas de garrafas - 100 a 500 anos;
- Pilhas - 100 a 500 anos;
- Garrafas e frascos de vidro ou plástico - indeterminado.

Habilidades

Habilidades motoras;
Expressão;
Interação social;
Cognição;
Redação;



FONTE: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_fantochesdesucata

Nenhum comentário:

Postar um comentário