terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como ocorre germinação das sementes e das florestas

Objetivos

Conhecer como ocorre a germinação das sementes

Conteúdos

Germinação das sementes -sucessão – degradação – plantas pioneiras- secundárias- clímax – sementes – dispersão – medidas (comprimento das plantas)


Material
  • Potes plásticos ou de vidro com tampa
  • Solo de diferentes lugares
  • Questões Problemas
  • Todas as sementes germinam?
  • Todo solo é bom para plantar?
  • Início

    O professor começaria a atividade questionando os alunos: vocês sabem o que é uma semente? Quais sementes vocês conhecem? Vocês já viram sementes em uma praça? Como era? Onde será que ela germina? E se cai no asfalto, será que ela germina? E na grama? E no solo? Será que ela necessita apenas de um lugar para nascer ou precisa de mais coisas? Como deve ser nas florestas?

    Colocando a Mão na Massa

    Os alunos coletariam algumas sementes e algumas amostras de solo de diferentes lugares e colocariam em potes fechados. Sendo umedecidos uma vez na semana, se necessário, para que as possíveis plantinhas possam nascer.

    Observariam se ao longo do tempo nasce alguma plantinha ou não. Quanto tempo levou para nascerem, se nasceram muitas ou não, se elas conseguiram crescer ao longo do tempo, quanto cresceram, quais seriam as espécies etc (depois do nascimento das primeiras plantas, pode-se retirar a tampa do vidro para que elas possam crescer normalmente).

    Acordo Coletivo

    Nesta etapa os alunos discutiriam como as plantas das cidades e dos jardins públicos nascem, como acontece a sucessão ecológica nas florestas; a importância do banco de sementes no solo para a recuperação do ecossistema, a importância da vegetação no entorno como fornecedora de sementes.

    Registro

    O registro seria um desenho do experimento, ou uma tabela do crescimento das plantas.


    FONTE: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_19



















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário