VOCÊ NA TEIA ALIMENTAR DE UM MANGUEZAL
Resumo
A compreensão dos conceitos ecológicos de um ecossistema pode acontecer de uma forma muito divertida. Além da apresentação dos conceitos e visualização dos esquemas explicativos, uma dinâmica que coloque os alunos no lugar de cada componente de uma teia alimentar poderá fazer a turma avançar no conhecimento de uma maneira prática e concreta.
A atividade não abordará somente o tema cadeia e teia alimentar, mas também tratará o assunto no contexto do ecossistema do manguezal, uma área em que todas as formas bióticas e abióticas e estão em constante interação.
A atividade não abordará somente o tema cadeia e teia alimentar, mas também tratará o assunto no contexto do ecossistema do manguezal, uma área em que todas as formas bióticas e abióticas e estão em constante interação.
Objetivos
Compreender o conceito de teia e cadeia alimentar
Contextualizar a dinâmica de teia alimentar no ecossistema Manguezal
Analisar a complexidade das teias alimentares e sua importância para o equilíbrio ecológico de um ecossistema.
Contextualizar a dinâmica de teia alimentar no ecossistema Manguezal
Analisar a complexidade das teias alimentares e sua importância para o equilíbrio ecológico de um ecossistema.
Estrutura da Atividade
Inicialmente será feita uma sondagem sobre o que os alunos conhecem sobre cadeia alimentar, teia alimentar, ecossistema e manguezal. Baseada na sondagem inicial o professor fará uma explicação introdutória utilizando como recurso o quadro negro para montagem de esquemas explicativos.
Depois, será proposto que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre os alimentos preferidos dos bichos do manguezal. A pesquisa será discutida na segunda aula em que os alunos poderão expor oralmente o que conseguiram encontrar.
Com as mesas da sala dispostas em círculo e a turma idem, cada aluno receberá um crachá com o nome de uma forma de vida no manguezal. Pode ser que algum ser vivo não tenha constado na pesquisa, mas que pode ser comentado pelo professor. Assim, com os alunos representando os componentes das cadeias alimentares, a teia alimentar começará a se formar por meio de barbante que os alunos irão segurar interligando os produtores, consumidores primários e secundários. Exemplo: fungos e bactérias (decompositores)> plâncton (produtor)>Crustáceos (consumidor primário)> >sardinha(consumidor secundário)>Garça (consumidor terciário).
Com a variedade de seres representados pelos crachás os alunos irão formar as cadeias e conseqüentemente, a multiplicidade de relações alimentares resultará na teia alimentar de um manguezal. Quando a teia já estiver formada, o professor poderá movimentar a simulação pedindo para que todos produtores dêem leves puxões nos barbantes que segurarem para terem uma idéia de sua importância no ecossistema. Nesta atividade é inevitável que muitos alunos sejam ao mesmo tempo consumidores secundários e terciários e que estejam segurando mais de um barbante.
Terminada a simulação da teia alimentar, o professor fará uma discussão sobre a importância do equilíbrio ecológico no ecossistema mostrando que a ausência de um nível trófico pode desestruturar o ecossistema.
Depois, será proposto que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre os alimentos preferidos dos bichos do manguezal. A pesquisa será discutida na segunda aula em que os alunos poderão expor oralmente o que conseguiram encontrar.
Com as mesas da sala dispostas em círculo e a turma idem, cada aluno receberá um crachá com o nome de uma forma de vida no manguezal. Pode ser que algum ser vivo não tenha constado na pesquisa, mas que pode ser comentado pelo professor. Assim, com os alunos representando os componentes das cadeias alimentares, a teia alimentar começará a se formar por meio de barbante que os alunos irão segurar interligando os produtores, consumidores primários e secundários. Exemplo: fungos e bactérias (decompositores)> plâncton (produtor)>Crustáceos (consumidor primário)> >sardinha(consumidor secundário)>Garça (consumidor terciário).
Com a variedade de seres representados pelos crachás os alunos irão formar as cadeias e conseqüentemente, a multiplicidade de relações alimentares resultará na teia alimentar de um manguezal. Quando a teia já estiver formada, o professor poderá movimentar a simulação pedindo para que todos produtores dêem leves puxões nos barbantes que segurarem para terem uma idéia de sua importância no ecossistema. Nesta atividade é inevitável que muitos alunos sejam ao mesmo tempo consumidores secundários e terciários e que estejam segurando mais de um barbante.
Terminada a simulação da teia alimentar, o professor fará uma discussão sobre a importância do equilíbrio ecológico no ecossistema mostrando que a ausência de um nível trófico pode desestruturar o ecossistema.
Organização da Classe
Para a realização da dinâmica, a turma deverá estar disposta eem cículo.
Formas de Registro
Como forma de organizar os conceitos obtidos na exposição com a complementação dinâmica, os alunos farão um breve resumo sobre o quê é e como ocorre a formação da teia alimentar no manguezal, podendo esquematizar por meio de ilustrações o que aconteceu entre a turma. Deverá ser feito no caderno.
Introdução
Todos os animais, independentemente do seu estilo de vida, servem como fonte de alimento para outros seres vivos. Eles estão conectados por um sistema cadeia alimentar ou cadeia trófica, composta por organismos produtores (vegetais), consumidores (animais) e decompositores (bactérias e fungos).
As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na seqüência aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem ao solo nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.
O manguezal é um ecossistema situado em áreas litorâneas, estuários e deltas de rios e é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ecológico. O solo pastoso, alagadiço ou arenoso, rico em matéria orgânica, favorece o desenvolvimento de uma vegetação especial: os mangues. Os mangues são plantas com raízes grossas em forma de feixe, que ficam expostas quando a maré está baixa. É o berçário de inúmeras formas de vida e a fonte de alimento para boa parte da fauna marinha.
As plantas são a base da cadeia alimentar, uma vez que produzem o próprio alimento por meio da fotossíntese. Na seqüência aparecem os animais herbívoros e em seguida, os carnívoros, que se alimentam dos herbívoros.
No final da cadeia atuam os decompositores, que ingerem matéria orgânica em decomposição e devolvem ao solo nutrientes que serão utilizados pelos vegetais.
Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambiente sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais.
O manguezal é um ecossistema situado em áreas litorâneas, estuários e deltas de rios e é um dos ecossistemas mais importantes para o equilíbrio ecológico. O solo pastoso, alagadiço ou arenoso, rico em matéria orgânica, favorece o desenvolvimento de uma vegetação especial: os mangues. Os mangues são plantas com raízes grossas em forma de feixe, que ficam expostas quando a maré está baixa. É o berçário de inúmeras formas de vida e a fonte de alimento para boa parte da fauna marinha.
Material
- Tiras de barbante de 1,2,3,4 e 5 metros
- Crachás com os nomes dos prncipais seres vivos encontrados no mangue (seres como peixes, plâncton, crustáceos podem ser representados por mais de um crachá)
- Crachás com os nomes dos prncipais seres vivos encontrados no mangue (seres como peixes, plâncton, crustáceos podem ser representados por mais de um crachá)
Ações dos Alunos
Pesquisa sobre os alimentos preferidos dos bichos do manguezal.
Participar como representantes dos seres do manguezal na simulação da teia alimentar.
Participar como representantes dos seres do manguezal na simulação da teia alimentar.
Observações
Nesta atividade é interessante pontuar sobre os fatores que ameaçam o mangue: a expansão imobiliária, as olarias que usam lama como matéria-prima, a extração da madeira e do tanino e a construção de marinas, que prejudicam o crescimento das árvores e podem causar o desequilíbrio ecológico.
Questões
Trabalhando com a questão dos riscos que os ecossistemas correm devido à ação antrópica, o professor poderá nortear a discussão com os alunos com a seguinte questão:
As áreas ocupadas pelo manguezal são constantemente lesadas, suprimidas e substituidas perante o argumento de que são pouco rentáveis economicamente. O que a extinção deste tipo de ecossistema pode causar ao ambiente no qual está inserido?
As áreas ocupadas pelo manguezal são constantemente lesadas, suprimidas e substituidas perante o argumento de que são pouco rentáveis economicamente. O que a extinção deste tipo de ecossistema pode causar ao ambiente no qual está inserido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário