quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

Camuflagem



Objetivos

Conhecer como os animais se camuflam na natureza para se proteger dos inimigos.

Conteúdos

Camuflagem – defesa

Material

- Folhas coloridas
- Durex
- Tesoura

Questões Problemas

- Como os animais se defendem?
- Como a camuflagem funciona?
- Como os animais se adaptam aos ambientes?


Início

O professor começaria perguntando aos alunos: Como os animais se defendem de seus predadores (atacam, correm, dão ferruada, possuem concha, entre outros).

Colocando a Mão na Massa

Cada grupo espalharia pela escola 5 cartões coloridos. Os cartões devem ser colocados em locais visíveis e não escondidos. Cada grupo terá 5 minutos para encontrar os cartões. Ganha o jogo quem encontrar o maior número.

Acordo Coletivo

Nesta etapa os alunos discutiriam sobre a dificuldade de encontrar os cartões. Os mais difíceis de encontrar seriam aqueles de cores bem semelhantes ao local. A partir dessa descoberta abriria a discussão sobre os animais que utilizam dessa técnica para se defenderem dos inimigos. O professor perguntaria aos alunos: Quais os animais que vocês conhecem que utilizam dessa técnica? Poderia então listar os nomes e posteriormente identificar de qual ecossistema eles fazem parte. Alguns exemplos de animais que utilizam da camuflagem são: bicho-pau, bicho-folha.

Registro

Poderia ser uma tabela dos minutos que cada grupo levou para encontrar os cartões, um texto sobre o tema, ou uma pesquisa sobre os animais que utilizam a camuflagem.Um teatro abordando o tema camuflagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário