terça-feira, 31 de agosto de 2010

Boa Tarde Professores!



Hoje postaremos uma atividade sobre a Biodiversidade.


O Objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos conheçam a biodiversidade dentro ou no entorno da escola onde estudam, estimular o contato e a observação das várias espécies de seres vivos que ali se encontram.




Onde Está a Biodiversidade?
Conteúdos
Biodiversidade - sementes - frutas brasileiras - ecossistemas – desperdício de alimentos - conservação dos recursos naturais – substituição dos biomas brasileiros pelas plantações de soja e cana-de-açúcar, origem dos alimentos - a biodiversidade no nosso dia-a-dia.
Material
- Panfletos publicitários, revistas velhas ou anúncios em geral com figuras
- Cartolina
- Cola
- Tesoura
- Material de consulta: livros sobre o tema biodiversidade
Questões Problemas
- Qual a relação do Homem com a biodiversidade?
- Pra que serve a biodiversidade?
- A biodiversidade está presente no nosso dia-a-dia? Onde?
- Existe biodiversidade na escola?
Início
O professor começaria a atividade levantando o conhecimento prévio dos alunos: O que é biodiversidade? O que significa a palavra bio? E diversidade? E biodiversidade? Onde poderíamos procurar o significado da palavra biodiversidade? (os alunos poderiam responder no dicionário ou na internet). Onde a biodiversidade está concentrada? Utilizamos a biodiversidade?Para quê? Como? Quais os exemplos que existem na escola, no bairro, na cidade, no país?
Colocando a Mão na Massa
O professor distribuiria as revistas, jornais e folhetos de publicidade entre os grupos. Pediria aos alunos para recortarem figuras que representem a biodiversidade (ela pode ser representada por animais, vegetais, alimentos, em produtos de beleza que contém frutas, sementes, óleos, entre outros).
Após esta etapa cada grupo apresentaria suas figuras e as dividiriam em grupos (fauna, flora, relação ser humano- natureza, impactos ambientais, alimentos naturais e industrializados etc). Após a apresentação, o professor faria o acordo coletivo.
Acordo Coletivo
O professor questionaria os alunos: Quais as características dos seres vivos? Tem alguma figura que está em desacordo com essas características? Qual (is)? Por quê? Poderíamos colocá-las em outro grupo? (como, por exemplo, elementos da natureza não vivos: água, solo, rocha, vento, ar).
Registro
O registro poderia ser elaborado individualmente (através da produção textos ou de uma pesquisa) ou em grupo como: confecção cartazes, desenhos, histórias em quadrinhos ou uma peça de teatro.
Sugestões e Dicas
O professor de geografia poderia trabalhar com o tema “espaço” onde está a biodiversidade, o de matemática com o tema “quantidade”, quantos animais ou vegetais existem em um local, em uma figura etc. O professor de português abordaria vocabulário, textos descritivos ou narrativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário