Hoje postaremos uma pratica muito legal e simples de fazer em sala de aula.
O AR TEM PESO?
Objetivos
- Mostrar que apesar de ser incolor e inodoro,o ar possui peso, além de ser composto por outros gases.
Material
- Bexiga - Barbante - Cabide
Procedimento
1°Passo:Todos os alunos dispostos em um grande círculo
- O professor comandará a brincadeira e dirá que possui em sua mão uma bola imaginária que passará para o coleguinha do lado (direito ou esquerdo no sentido horário ou anti-horário).Observação: Nesse momento não é utilizado nenhum material apenas a imaginação. É muito importante que se explore ao máximo a imaginação e a criatividade na hora de passar a bola imaginária.Como por exemplo, passar a bola de uma mão para outra e depois para o colega, simular que a bola está pesada entre outras.O professor repetirá uma ou duas vezes ou quantas vezes achar melhor e passará para o 2º passo.
2º Passo: Ainda com os alunos dispostos em um grande círculo.
- O professor repetirá o mesmo procedimento anterior, porém, agora utilizando uma bexiga bem cheia.
- O professor repetirá o mesmo procedimento anterior, porém, agora utilizando uma bexiga murcha.
3ºPasso: Nesse momento o professor levantará algumas questões para reflexão.
4ºPasso:O professor propõe um experimento para avaliar as hipóteses levantadas em relação ao peso do ar.
- Pegue um cabide e amarre uma linha bem no meio.
- Pendure uma bexiga cheia de ar em cada extremidade do cabide.
- Peça para algum aluno ou você mesmo ficar imóvel e prenda a linha no braço dele ou na maçaneta de uma porta, por exemplo.
-Equilibre as bexigas. Agora esvazie o ar de uma das bexigas.
5º Passo: Após esse experimento o professor faz nova reflexão.
Questões
Questões referente ao 3°Passo
1. Qual foi a bexiga mais fácil de passar?
2. Será que o fato de uma estar mais cheia do que a outra influencia?
3. A bexiga murcha é mais leve do que a mais cheia?
4. Será que o ar tem peso?
Questões referente ao 5° Passo.
1. O que acontece quando esvaziamos uma das bexigas? Nós podemos equilibrá-las novamente?
2. Por que quando uma das bexigas está vazia o cabide pende para o lado da bexiga cheia?
3. Nós podemos ver o ar e senti-lo?
4. Qual é a composição do ar?
5. O ar pode se misturar com outras substâncias ?
Referência: http://www.saladefisica.cjb.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário