OBJETIVOS
Trabalhar o conteúdo referente a cadeia alimentar
INTRODUÇÃO
Nessa atividade vamos trabalhar o conteúdo cadeia alimentar ou trófica através de uma brincadeira que será realizada na quadra da escola. Os alunos serão distribuidos entre produtores, consumidores primários e consumidores secundários e depois da orientação do professor, irão se alimentar, obedecendo as regras da atividade, para isso terão que traçar estratégias.
MATERIAL
- Papel crepom verde
- Papel crepom marrom
- Papel crepom amarelo
MONTAGEM
- Na quadra de esportes o professor precisará definir quais alunos representarão os produtores, consumidores primários e consumidores secundários. Ele poderá fazer isso através de sorteio ou decidindo junto com os alunos. De qualquer forma, isso fica a critério do professor, apenas não se esqueça que a quantidade de indivíduos em geral diminui em cada nível trófico, a partir dos produtores.
- Após a escolha dos representantes de produtores, consumidores primários e consumidores secundários, precisaremos identificá-los. Faremos isso utilizando o papel crepom. Sendo assim, os produtores serão identificados com o papel verde, os consumidores primários serão identificados com o papel marrom, e os consumidores secundários serão identificados com o papel amarelo. Eles agora serão chamados de capins, zebras e leões respectivamente.
- Os alunos colocam o papel crepom num local visível e de fácil acesso
- Nas linhas laterais da quadra ficarão os leões.
- Nas linhas do fundo da quadra ficarão as zebras.
- No círculo central da quadra ficarão os capins.
PROCEDIMENTO
- O professor estabelece dois períodos que poderão ser entre 10 e 20 minutos.
- Ao sinal do professor as zebras e os leões terão que se alimentar.
- A zebra se alimenta dos capins e os leões das zebras. Para simbolizar que estão alimentados eles pegarão os papéis crepons de suas presas, ou seja, as zebras pegarão os papéis verde dos capins e os leões pegarão o papéis marrons das zebras.
- Os capins evidentemente não precisam se deslocar, permanecendo no centro do círculo. Caso tenham o papel pego terão que sair do círculo.
- Os leões não poderão se alimentar das zebras caso elas estejam na linha de fundo.
- As zebras que forem pegas deixam momentaneamente a brincadeira.
- No final do primeiro período as zebras e os leões que não se alimentarão perdem a brincadeira. Será considerado vitorioso aquele que mais vezes se alimentou.
- Aqueles que perderam automaticamente serão os capins no segundo período.
- Os demais serão sorteados para serem zebras ou leões
- No final do segundo período o professor reúne os alunos para analisar a atividade.
QUESTÕES
1. Essa atividade nos lembra que tipo de relação existente no ecossistema?
2. Nessa atividade quem seria os produtores, os consumidores primários e os consumidores secundários?
3. Por que os indivíduos que representaram os produtores não necessitam procurar alimento e os demais tinham que procurar?
4. Qual a diferença de habitat e nicho ecológico. Na atividade o que a quadra representa?
DISCUSSÃO
Durante a discussão o professor avaliará o grau de assimilação dos alunos das questões abordadas pela atividade, avaliando também se durante a atividade houve trabalho em equipe e respeito mútuo.
Referências: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fef&cod=_cadeiaalimentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário