Estamos postando mais uma atividade para vocês experimentarem com seus alunos.
Confecção de um Formigário!
Introdução
Um formigário é um modelo que representa o ambiente onde vivem as formigas. É uma prática em que o professor trabalha temas relacionados à ecologia, cadeia alimentar, mais especificamente a interação entre a espécie animal (formiga) e as espécies vegetais das quais elas se alimentam. Outro tema abordado nessa atividade é o estudo do solo, tendo em vista que a escolha de um tipo adequado de solo é fundamental para o “funcionamento” do formigário. Para que você possa, juntamente com seus alunos construir esse pequeno mundo das formigas, siga as nossas dicas, abaixo.
Registros
Como já foi dito em outros projetos, como o "Minhocário" ou no "Pequeno Jardim", os registros são uma etapa muito importante da atividade de investigação cientifica com as crianças, pois é nesse momento que a criança vai pôr em prática habilidades como a observação, comparação, entre outros. Não se esqueça que as observações e os registros podem ser individuais e em equipes.
Situação contexto
O professor pode iniciar uma conversa com os alunos sobre as sociedades dos animais, questioná-los sobre a ordem hierárquica, que são insetos sociais e principais características destas sociedades. Neste caso o formigueiro.
Materiais
- 4 Potes de plástico transparentes, grandes e com tampa
- 3 metros de mangueira transparente
- Silicone
- Solo (húmus + argila)
- Mudas de plantas (pode ser retirada alguma coisa da Sementeira)
- Folhas diversas
- Migalhas de pão
- Pétalas de rosa
- 1 tufo de algodão molhado com água
- 1 tufo de algodão molhado com um pouco de água com açúcar
- Estilete
- Formigueiro inteiro, com a rainha se possível. A espécie mais indicada é a Saúva, por ser grande.
Como fazer?
- Em um dos potes coloque as formigas junto com o solo do formigueiro, do jeito que você coletou.
- Em outro pote coloque o solo intercalando argila e húmus.
- Plante as mudas nesse solo, umedeça bem, mas não encharque.
- Nesse mesmo pote coloque dois tufos de algodão; um embebido em água e outro embebido em água com açúcar.
- No terceiro pote, coloque folhas, pétalas de rosa, frutos diversos (tente escolher plantas que as formigas gostem).
- No último pote, não coloque nada, você vai perceber este, elas farão de lixeiro.
- A mangueira transparente deve ser cortada em 4 pedaços.
- Faça um furo de um lado e outro do lado oposto deste, em cada pote. Esse furo deve ter o diâmetro da mangueira.
- Os furos devem ser feito em uma altura que as formigas consigam passar. Como no pote que contem solo e o formigueiro, faça o furo acima do solo, de uma maneira que as formigas consigam subir.
- Coloque os pedaços de mangueira nos furos, cole com silicone, ligando assim, os potes através das mangueiras.
- Coloque um pedaço de papel filtro, dentro da mangueira da largura do interior da mesma, que servirá como uma ponte para que as formigas não escorreguem.
- Faça pequenos furos nas tampas dos potes para que as formigas possam respirar.
- Troque os tufos de algodão com água e água com açúcar, semanalmente.
- Manter o recipiente onde está o formigueiro coberto com papel pardo ao redor, mantendo-o assim sempre protegido da luz
Conclusão
Após a montagem, não é necessária muita mão de obra na manutenção. Com este trabalho, as crianças poderão observar, no decorrer das aulas, como funciona a sociedade de um formigueiro e ampliar os conceitos científicos em sala de aula. Com essa prática, é possível o professor proporcionar para a criança, a investigação científica.
Agradecimento:
Thiago Sanches Ranzani da Silva - Acadêmico do curso de Ciências Biológicas da FURB, pela coleta das formigas.
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