terça-feira, 1 de setembro de 2009

“As Crianças e a Iniciação Científica”

Ensino de Ciências



Mas o que é aprender pela investigação?

  • Escolher um tema

  • Propor perguntas

  • Organizar as formas de coleta das informações

  • Registrar

  • Organizar os registros

  • Socializar

Exemplo: Trabalhando minhocas com as crianças
  • Escolher um tema (as minhocas)

  • Propor perguntas (O que é uma minhoca? Onde elas vivem? O que elas comem? Entre outras questões relacionadas a minhocas e sua ecologia)

  • Organizar as formas de coleta das informações (internet, livros, revistas)

  • Registrar (mural, álbum da turma, caderno de ciências)

  • Organizar os registros (roteiros, questionários)

  • Socializar (através de clubes de ciências, feiras internas para a escola, eventos com pais e comunidade)

ETAPAS PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM PROJETO

O que vamos investigar? Que perguntas podemos fazer?

Que materiais são necessários para o projeto? Como vamos consegui-los?

Em que local vamos organizar o projeto? Como vamos montar o projeto?

Como iremos manter nosso projeto? Qual será o papel de cada um no projeto?

Como vamos organizar as nossas observações? Como serão os nossos registros?

Há outras coisas que podemos saber a respeito do nosso estudo?
Como será a apresentação dos nossos resultados?



Nenhum comentário:

Postar um comentário