sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Boa Tarde Professores!

Todos nós já ouvimos falar da poluição, este tema é muito abordado, a qual contribuímos diariamente.
É principalmente nos grandes meios urbanos que nos deparamos cada vez mais com situações de poluição.
Hoje postaremos uma atividade relacionado ao tema POLUIÇÃO DO AR


Objetivos
Observar a poluição do ar nas cidades.


Conteudos
Poluição atmosférica - meio urbano


Material
- Filtros de papel
- Palitos de churrasco
- Grampeador (para fixar o filtro de papel no palito)
- Mapa da cidade (ou dos bairros próximos a escola)



Manutenção
O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos: Como é o ar da nossa cidade, é limpo? Ele tem cheiro? Tem cor? Tem sujeira? Onde o ar é mais limpo, próximo de uma indústria (que solta fumaça pela chaminé), de numa avenida movimentada ou de uma praça? Por quê? Como poderíamos comprovar que há sujeira no ar?


Inicio
Uma maneira fácil de identificar a poeira existente no ar das cidades é utilizando filtros de papel. Na primeira etapa, os alunos prendem os filtros de papel no palito de churrasco com ajuda de um grampeador. Posteriormente, cada aluno leva o filtro de papel para casa e o prende numa janela (preferência virada para rua). Após uma semana, os alunos levam os filtros para a sala de aula. Observando os filtros, os alunos poderão deduzir quais as ruas ou os bairros mais empoeirados. Outra opção é distribuir os filtros pela escola (em cada filtro, fica anotado o local que ele foi colado, por exemplo, no pátio, na sala de aula, próximo à rua etc).


Acordo
Nesta etapa o professor anota na lousa os bairros que os alunos moram. Se a maioria dos alunos morarem no bairro da escola, ai o professor poderá trabalhar com as ruas. Se o professor for trabalhar na área da escola, ele poderá discutir com os alunos onde colocarão os filtros.


Registro
Os alunos podem registrar a atividade através de um mapa. Com um mapa da cidade, os alunos podem pintar os bairros (ou as ruas) de acordo com o nível da poluição.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-27


Nenhum comentário:

Postar um comentário