Boa Tarde Professores!
Hoje postaremos uma atividade relacionado ao tema ADAPTAÇÃO DOS ANIMAIS.
As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem.
A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis.
Objetivos
Conhecer a fauna das cavernas e suas adaptações
Conteudo
Adaptação dos seres vivos – fauna cavernícola – ambiente – beleza e raridade das cavernas.
Material
- 1 cartolina por grupo
- Canetinhas, giz de cera,
- Figuras de animais diversos existentes e não existentes das cavernas brasileiras (no site www.cienciamao.if.usp.br terá uma pasta com as figuras)
Questões Problemas
- Será que existe vida nas cavernas?
- Será que existem animais que vivem na escuridão?
Início
O professor começaria a atividade perguntando aos alunos: Como é uma caverna? Alguém já visitou alguma? Alguém já viu alguma pela televisão? Como era? Havia luz, animais, plantas? Como eram os animais? Eram pequenos ou grandes?
O professor utilizaria essa atividade para outros ecossistemas, em todos há animais e vegetais com formas muitos curiosas, que foram se adaptando ao longo de sua evolução (como por exemplo as plantas insetívoras).
Colocando a Mão na Massa
O professor começaria a atividade dividindo os alunos em grupos. Cada grupo escreveria ou desenharia em uma folha ou cartolina como imaginam ser os animais das cavernas, quais seriam as suas características físicas (os morcegos são os animais mais conhecidos). Após esta etapa, o professor discutiria juntamente com os outros grupos sobre os desenhos e os comentários dos colegas.
Posteriormente a esta etapa, o professor entregaria diversas figuras de animais da fauna brasileira, como onça, araras, cobras, peixes, besouros, aranha, bagre cego, opilião, morcego etc ou seja, de vários animais (existentes e não existentes nas cavernas brasileiras). Cada grupo escolheria algumas figuras e as dividiria em 2 grupos (animais de cavernas e não de caverna).
Acordo Coletivo
Após essa etapa, cada grupo explicaria quais os animais que existem ou não nas cavernas. Nesta etapa, o professor introduziria algumas perguntas como: As cavernas são escuras? Como os animais enxergam? Eles tem olhos? Como então eles capturam os alimentos? Nesta fase, alguns dos alunos perceberiam que possuem figuras de animais “estranhos” sem pigmentação, sem olhos, com antenas e pernas longas. Neste momento, o professor discutiria sobre a adaptação dos animais. O professor poderia completar essa atividade ministrando uma das atividades sobre “Cadeia alimentar” .
Registro
Os alunos registrariam a atividade colando as figuras em duas cartolinas. Em uma delas os alunos colariam as figuras dos animais das cavernas e na outra, os animais restantes.
Sugestões e Dicas
O professor poderia trabalhar também com os seguintes temas: animais pré-históricos, fósseis, história da humanidade (como o homem utilizava as cavernas), pinturas rupestres, arqueologia.
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_11
Nenhum comentário:
Postar um comentário