quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Papel da vegetação em relação à erosão do solo


Objetivos:

- Compreender a importância da existência de uma cobertura vegetal sobre o solo, durante a época das chuvas.

- Comprendeer porque a cobertura vegetal contribui para diminuir a erosão.

Materiais:

- 4 caixas de madeira (de frutas)

- 1 regador

- 4 folhas de plástico para forrar o fundo das caixas

- areia

- argila

- milho ou feijão

Preparação prévia:

- misturar partes iguais de areia e argila e encher as caixas com a mistura.- com bastante antecedência, plantar milho ou feijão em duas das caixas, deixando pequena distância entre as covas.

Procedimento:

1 - Deixar uma das caixas que tem solo na horizontal, inclinar a outra com um suporte;

2 - Fazer o mesmo com as duas caixas que contêm as plantas;

3 - Com o regador cheio, mantido a altura de 1m, molhar as quatro caixas (simulando chuva) e fazer as seguintes observações:

- há alguma diferença na quantidade de solo removido das caixas?

- em qual delas a infiltração de água é maior?

- em qual delas a erosão é maior?

- qual o efeito da vegetação

Complementação do experimento:

Faça dois montes com os substratos das caixas sem vegetação, abra sulcos nestes montículos. Numa caixa os sulcos deverão formar aneis em torno do monte (horizontais) e na outra os sulcos formarão fileiras ascendentes (verticais)Transplante as mudas das caixas para os sulcos aberto.Aguarde alguns dias, até que estejam visçosas, e regue-as com o regador usando igual quantidade de água, derramadas da mesma altura em ambas as caixas.Compare a quantidade de solo removido (erosão e a infiltração da água nos dois casos).


terça-feira, 25 de outubro de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

A Importância e a Característica dos Frutos



Objetivos

Conhecer as defesas e a importância dos frutos

Conteúdos

Defesa – cinco sentidos – adaptações – perda de água

Material

Fruta típica da região (bem cheirosa)

Questões Problemas

- Qual a defesa natural do fruto?
- As partes dos frutos são iguais?
- Quais as partes que constituem os frutos?

Início

O professor pediria aos alunos para trazerem a fruta ou fruto (pré-estabelecida (o)). Em seguida, ele solicitaria que cada aluno o descrevesse sem descascá-lo utilizando os 4 sentidos (tato, olfato, audição, visão). Depois perguntaria aos alunos: Pra quê será que serve a casca? (defesas naturais contra os insetos, contra a perda de água e a entrada de microorganismos)



Colocando a Mão na Massa

O professor deve esperar que os alunos descrevam a casca do fruto e levantem as hipóteses. Depois desta etapa, o professor liberaria os alunos para descascarem a fruta lentamente enquanto descrevem os odores, os compostos químicos liberados, as películas de proteção e as adaptações. Após todas as descrições, ele liberaria para a degustação. No final da atividade ficariam as sementes e o professor poderia plantá-las com os alunos em um potinho com terra, possibilitando outros experimentos.

Acordo Coletivo

Nesta etapa cada aluno apresentaria sua descrição.

Registro
Seria a produção de um texto coletivo sobre as características do fruto e sua importância. Outra opção é a elaboração de um cartaz com as sementes e a descrição de cada uma delas (nome, forma de plantio, clima ideal, solo etc)

Sugestões e Dicas

O professor poderia trabalhar também com os seguintes temas: origem das espécies, importância das frutas na alimentação, vitaminas, época de plantio, solo, clima. Relacionar as frutas encontradas nas feiras livres, com seus preços e forma de plantio (normalmente as frutas mais baratas são facilmente produzidas, necessitam de menos recursos tecnológico como por exemplo estufas climatizadas).


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

Fecundação



Resumo

A fecundação é o fenómeno biológico atráves do qual o óvulo e o espermatozóide se unem dando origem a uma nova vida.
Chegam ao óvulo cerca de 300 milhões de espermatozóides, células germinais masculinas, produzidas nos testículos, entretanto apenas um penetra no óvulo. Eles penetram a vagina e "nadam" através de uma abertura para o útero, que se chama cérvice, até a trompa uterina.
O espermatozóide "vencedor" troca o seu material genético com o óvulo, completando-se assim os 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 vindos da mãe.

Objetivos

A atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos um melhor entendimento do processo de fecundação humana.

Estrutura da Atividade

O professor deverá apresentar o vídeo aos alunos. Em seguida dará uma explicação mais detalhada sobre assunto, após este momento a sala será dividida em grupos onde será proposto aos alunos que elaborarem uma espécie de "história em quadrinhos" sobre o que aprenderam.

Organização da Classe

No primeiro momento os alunos assistirão ao vídeo. Depois a sala será organizada em grupos para a construção da "história em quadrinhos".



Introdução

A cada mês, no meio do ciclo menstrual, um óvulo é liberado pelo ovário e realiza uma viagem pelo corpo da mulher. O óvulo se prepera para ser fertilizado por um espermatozóide dando origem à um novo ser. O homem pode ejacular milhões de espermatozóides, mas apenas um irá fertilizar o óvulo. Quando o esperma chega às trompa de Falópio restam poucas centenas deles vivos e eles não sobrevivem por mais de 72 horas. Depois deste encontro surge o que chamamos de zigoto ou célula-ovo.
A célula formada pela união dos gametas masculino e feminino, o zigoto, dá início ao seu desenvolvimento embrionário, processo atráves do qual o novo ser começa a originar um ser multicelular, ou seja, um ser que pode possuir até trilhões de células de tipos muitos diferentes e especializadas a desempenhar atividades específicas.
O processo de formação de uma nova vida se dá a partir de uma sequência de eventos que começam com o contato de um espermatozóide com um óvulo, onde ocorre a fusão dos núcleos desses dois gametas e a consequente mistura dos cromossomos maternos e paternos. Este processo ocorre na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto. Para saber mais sobre o desenvolvimento embrionário acesse:
www.cienciamao.if.usp.br.
Apenas a cabeça do espermatozóide entra em contato com a superfície do óvulo, neste momento as membranas plasmáticas das duas células se fundem rompendo-se na área de fusão, criando uma passagem por onde espermatozóide pode penetrar no óvulo.
O interessante é que assim que entra um espermatozóide, a membrana plasmática do óvulo torna-se impermeável para os demais espermatózoides.
Os espermatozóides mantêm sua capacidade para fecundar um óvulo de 24 a 48 horas. Se a concepção não ocorrer, as células espermáticas e o óvulo morrem. As células espermáticas são devoradas pelos glóbulos brancos, células de defesa do sangue. O óvulo passa pelo útero sendo assim expelido pela vagina.
Cerca de 30 horas após a fecundação inicia-se a primeira divisão do novo ser, que vai sofrendo sucessivas divisões. O embrião continua a sua divisão, e quando tiver três dias contará com aproximadamente 16 células, atingindo ao quarto dia a fase de mórula. No quinto dia após a fecundação começa a entrar um líquido no óvulo formando-se uma cavidade, o blastocelo, que dará lugar ao blastócito, que avança pela trompa até o útero, onde chega pelo sexto ou sétimo dia, para se implantar na mucosa uterina.
Depois o zigoto se divide rapidamente e avança em direção à cavidade uterina, onde se implantará na camada interna, caso esta se encontre preparada para recebê-lo. Na zona de implantação desenvolve-se mais tarde a placenta, órgão de estrutura muito complexa, atráves do qual o feto se nutre, respira e elimina secreções.



Situação-Problema

Nota-se que os adolescentes possuem um conhecimento bastante superficial a respeito deste fenômeno. A atividade vem possibilitar o melhor entendimento deste processo aprofundando assim o conhecimento dos alunos.

Ações dos Alunos

Os alunos deverão elaborar e entregar a "história em quadrinhos" com base no que aprenderam.



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

O que São as Flores?




Resumo

As plantas com sementes adquiriram duas grandes vantagens em relação às Pteridophyta: independência da água para o processo sexual e proteção e dispersão do zigoto através da semente. O sucesso desse grupo parece estar numa maior variedade de formas de vida e na capacidade de habitar uma diversidade de nichos ecológicos muito maior do que as Pteridophyta e Gymnospermae.
As Angiospermae adotaram diferentes mecanismos de polinização e de controle dos sistemas reprodutivos e da dispersão das sementes.
Pode-se concluir que o avanço das Angiospermae em relação às Gymnospermae, está intimamente relacionado ao aparecimento de uma nova estrutura - a flor.

Objetivos

Passar aos alunos de uma maneira mais simples o processo de reprodução nas Angiospemaea.

Estrutura da Atividade

A discussão se inicia com uma visita ao Jardim Botânico de São Paulo, onde os alunos terão contado com uma grande variedade de espécies.
O professor deverá realizar uma visita direcionada mostrando aos alunos as estruturas das plantas: flor, fruto, sementes.
Os alunos deverão entregar o roteiro da visita preenchido.
Na próxima aula haverá uma continuidade da discussão na sala de aula, onde o professor apronfundará o assunto através de uma aula expositiva.

Formas de Registro

Os alunos deverão realizar anotações, visto que deverão entregar ao professor o roteiro que receberão.