terça-feira, 25 de outubro de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

A Importância e a Característica dos Frutos



Objetivos

Conhecer as defesas e a importância dos frutos

Conteúdos

Defesa – cinco sentidos – adaptações – perda de água

Material

Fruta típica da região (bem cheirosa)

Questões Problemas

- Qual a defesa natural do fruto?
- As partes dos frutos são iguais?
- Quais as partes que constituem os frutos?

Início

O professor pediria aos alunos para trazerem a fruta ou fruto (pré-estabelecida (o)). Em seguida, ele solicitaria que cada aluno o descrevesse sem descascá-lo utilizando os 4 sentidos (tato, olfato, audição, visão). Depois perguntaria aos alunos: Pra quê será que serve a casca? (defesas naturais contra os insetos, contra a perda de água e a entrada de microorganismos)



Colocando a Mão na Massa

O professor deve esperar que os alunos descrevam a casca do fruto e levantem as hipóteses. Depois desta etapa, o professor liberaria os alunos para descascarem a fruta lentamente enquanto descrevem os odores, os compostos químicos liberados, as películas de proteção e as adaptações. Após todas as descrições, ele liberaria para a degustação. No final da atividade ficariam as sementes e o professor poderia plantá-las com os alunos em um potinho com terra, possibilitando outros experimentos.

Acordo Coletivo

Nesta etapa cada aluno apresentaria sua descrição.

Registro
Seria a produção de um texto coletivo sobre as características do fruto e sua importância. Outra opção é a elaboração de um cartaz com as sementes e a descrição de cada uma delas (nome, forma de plantio, clima ideal, solo etc)

Sugestões e Dicas

O professor poderia trabalhar também com os seguintes temas: origem das espécies, importância das frutas na alimentação, vitaminas, época de plantio, solo, clima. Relacionar as frutas encontradas nas feiras livres, com seus preços e forma de plantio (normalmente as frutas mais baratas são facilmente produzidas, necessitam de menos recursos tecnológico como por exemplo estufas climatizadas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário