sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

O que São as Flores?




Resumo

As plantas com sementes adquiriram duas grandes vantagens em relação às Pteridophyta: independência da água para o processo sexual e proteção e dispersão do zigoto através da semente. O sucesso desse grupo parece estar numa maior variedade de formas de vida e na capacidade de habitar uma diversidade de nichos ecológicos muito maior do que as Pteridophyta e Gymnospermae.
As Angiospermae adotaram diferentes mecanismos de polinização e de controle dos sistemas reprodutivos e da dispersão das sementes.
Pode-se concluir que o avanço das Angiospermae em relação às Gymnospermae, está intimamente relacionado ao aparecimento de uma nova estrutura - a flor.

Objetivos

Passar aos alunos de uma maneira mais simples o processo de reprodução nas Angiospemaea.

Estrutura da Atividade

A discussão se inicia com uma visita ao Jardim Botânico de São Paulo, onde os alunos terão contado com uma grande variedade de espécies.
O professor deverá realizar uma visita direcionada mostrando aos alunos as estruturas das plantas: flor, fruto, sementes.
Os alunos deverão entregar o roteiro da visita preenchido.
Na próxima aula haverá uma continuidade da discussão na sala de aula, onde o professor apronfundará o assunto através de uma aula expositiva.

Formas de Registro

Os alunos deverão realizar anotações, visto que deverão entregar ao professor o roteiro que receberão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário