Percebendo a presença da vida no solo e produzindo uma amostra de solo saudável.
Objetivos
- Identificar relações entre o solo e o ambiente.
- Discutir os diferentes ambientes conhecidos.
- Recipiente transparente para montar o terrário. (Quanto maior melhor mas na falta de outra coisa, o professor pode utilizar uma garrafa pet.)
- Solo para jardim
- Areia
- Folhas
- Massa de modelar (Item substituível)Lupa (Item opcional)
- Lanterna (item opcional)
Para encerrar todas as atividades até agora tratadas a sugestão é que o professor construa um terrário junto com as crianças e depois plante algumas sementes. Se for possível, isso pode ser substituído por uma horta no terreno da escola, o que possibilitaria resultados ainda maiores e mais divertidos como acompanhar uma árvore ao longo dos anos ou fazer um almoço ou jantar com saladas cultivadas pelas crianças.
De toda forma, o objetivo principal é ver no solo um ambiente vivo e que sofre mudanças freqüentes. Uma dessas mudanças pode ser uma espécie de tratamento, que recupere solos inférteis, enriquecendo-os com matéria orgânica já preparada para isso, o chamado húmus, facilmente encontrado em floricultura.Por isso, mesmo que a horta não seja possível, a atividade será interessante.
Para começar a conversar com as crianças, peça que falem sobre o solo, o que não deve ser difícil depois de tantas atividades. Tente induzir a conversa para o aspecto da vida. Quem vive no solo? O que acontece se eu deixar um pouco de solo paradinho e dentro de um vaso aqui na sala? Que tal testarmos?
Cada grupo deverá ter uma garrafa pet que será deitada e cortada para fazer o vaso na garrafa no sentido do comprimento.
Cada grupo deverá montar o seu próprio terrário. Isso porque, em um experimento que envolve vida, várias coisas podem dar errado. Prepare as crianças para isso e, no caso de alguém não conseguir realizar o seu com sucesso, ao menos pode ver os resultados a partir do trabalho de outros grupos.
Peça às crianças que peguem um pouquinho do solo preparado e ponham na mão. Como ele é? Que aspecto tem? Que cor tem? Parece puro ou é cheio de coisas dentro? Se for possível usar a lanterna e a lupa, isto certamente vai enriquecer a discussão, melhorando a discussão.
Depois, peça aos grupos que identifiquem as garrafas para que cada um possa identificar a sua, já que vai ficar exposta durante bastante tempo.
Feito isso, devem preencher a garrafa com solo preparado para jardim até um pouco mais do que a metade. É preciso certificar-se de que há minhocas ali. Depois, devem adicionar uma camada fina de areia e folhas por cima de tudo. Atenção lembre-se que há vida ali e não exagere na quantidade de folhas.
Discussão
Aproveite este momento para conversar um pouco com o grupo sobre as expectativas quanto ao terrário. Precisa ficar claro que os animais não irão surgir ali do nada, que é preciso colocá-los e dar boas condições se quiserem que sobrevivam. O que deverá acontecer nos próximos dias e semanas?
Deste dia em diante, dê alguns minutos, todos os dias, para que as crianças dêem uma boa olhada no terrário. O que está mudando? Elas devem sempre fazendo novas anotações e discussões.
Há também uma oportunidade interessante de discutir que nem sempre perceberão mudanças, que as coisas na natureza, de uma forma geral, acontecem lentamente e que é preciso paciência para ser um investigador. Esse é o trabalho dos cientistas! Poluição é um exemplo. Levamos muitos anos para poluir. Serão necessários muitos outros para despoluir.
Se for possível, peça que usem a lanterna e a lupa, pois isso poderá ajudá-los a perceber melhor o que ocorrer. Uma vez por semana, por exemplo, podem gastar um pouco mais de tempo na observação, retirando do solo uma amostra, observando suas características, anotando os resultados e devolvendo o que retiraram.
Passadas umas duas ou três semanas, dependendo de como estiver caminhando a conversa e o processo, a professora retoma as discussões. Nesse período, as minhocas já deverão ter virado o solo várias vezes, fazendo com que o que estava por cima misture-se à camada de baixo movimentando todo o solo para que se formem poros por onde o ar vai entrar.
Agora, tudo está preparado para as sementes!
Síntese escrita
Através apenas de desenho ou dele complementado por uma descrição, peça que as crianças apresentem o terrário que fizeram obviamente dando mais atenção ao conteúdo do que a embalagem simplesmente. A cada nova observação, novos desenhos ou anotações sobre o que e como está mudando.
Fonte: www.cienciamao.if.usp.br
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