sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Boa Tarde Professores!

O que Comemos?

A grande maioria da população se alimenta de produtos com elementos nocivos à sua saúde. Persiste um enorme desconhecimento a respeito do crescente uso de agrotóxicos.
Desconhecemos que estamos consumindo alimentos cada vez mais envenenados. Comemos a cada dia pequenos resíduos que estão minando nossa saúde, sem qualquer consciência do que está se passando. O uso de agrotóxicos vem sendo adotado não apenas de modo indiscriminado mas também vem sendo aplicado em doses cada vez mais maiores.

Objetivos
Estudar as partes das plantas que são comestíveis;
Pesquisar junto aos alunos os hábitos alimentares familiares relacionados aos vegetais.

Conteudos
A importância das hortaliças - partes das plantas- aproveitamento dos alimentos – diferença de fruta e fruto

Material
- Revistas
- Tesoura
- Cola
- Cartolina

Inicio
O professor poderia começar perguntando aos alunos sobre as hortaliças mais conhecidas e posteriormente ir dificultando as perguntas. Quais as verduras e legumes que vocês comem em casa? Quem gosta de alface? Que parte da alface comemos (folhas, raiz, caule, fruto)? Qual parte da cenoura comemos?
Como é a plantação do chuchu? Que parte da planta comemos? Vocês sabem a diferença de fruto e fruta? Será que é a mesma coisa? O que fazemos com as partes dos alimentos que jogamos fora? Podemos aproveitar de alguma maneira? (Os alunos podem sugerir sopas de folhas e caules, bolinhos, ou até mesmo a compostagem, com as sobras desses alimentos).

Colocando
O professor depois de discutir com os alunos as questões acima, poderá dividir a classe em 4 grupos. Cada grupo recortará das revistas figuras de verduras, legumes, frutas e frutos. Após essa etapa, o professor pede aos alunos separar as figuras de acordo com as partes das plantas (folhas, caule, bulbo, raiz, flor, semente, fruto) que são consumidas. Neste momento o professor vai discutindo com os alunos as partes das plantas e suas funções.

Acordo
Após todos os alunos discutirem e concordarem sobre as partes das plantas que são consumidas, pode-se fazer o registro da atividade.

Registro
Os alunos poderiam registrar a atividade confeccionando quatro cartazes (um para cada grupo de alimentos) e no caderno com auxílio da tabela abaixo.Cada aluno poderá preencher a tabela abaixo. Marcando com um X as partes da planta que são comestíveis.


Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário