sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Boa Tarde Professores!


MICROORGANISMOS


Os microorganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem.

Estes seres tão minúsculos não são todos iguais, eles podem ser muito diferentes em tamanho e modo de vida. Contudo, todos têm em comum uma estrutura bastante simples e a impossibilidade de serem vistos sem o uso de microscópio.


Objetivos
Realizar procedimento experimental a partir de orientações orais; coletar e registrar dados experimentais; interpretar resultados experimentais; responder as perguntas de forma objetiva; emitir opiniões, argumentando-as.

Introdução
Microorganismos; seres vivos mais simples e sua relação com a produção e a conservação dos alimentos; ambientes artificialmente construídos e controlados para o desenvolvimento de certos seres vivos.

Material
Seis recipientes com meio de cultura para o crescimento de microorganismos (placas de petri ou tampas de vidro de conserva); um pacote de gelatina incolor; um cubo de caldo de carne; uma colher de açúcar; seis hastes flexíveis de algodão; filme plástico; etiqueta; lousa e giz.

Montagem
Dissolva um pacote de gelatina incolor e um cubo de caldo de carne em duas xícaras de água quente previamente fervida. Em seguida, adicione uma colher de sopa de açúcar a mistura.Disponha o preparado ainda quente em placas de petri ou tampas de vidros de conservas previamente fervidas ou copinhos plásticos rasos transparentes. Tampe os meios de cultura com filme plástico e guarde-os em local fresco e seco.

Procedimento
Os alunos deverão ser caçadores de microrganismos. A sala deverá ser dividida em grupos de cinco a seis pessoas que receberá uma placa com o meio de cultura(alimento que fornece água e alimento, sem os quais não ocorre a proliferação de microrganismos. Cada grupo deverá escolher um local a ser testado. Ex: chão da sala, maçaneta da porta etc.Cada grupo deverá esfregar uma haste de algodão no local escolhido e, em seguida, passar levemente sobre a superfície do meio de cultura. Logo após o recipiente do meio de cultura deverá ser fechado com plástico filme, identificado com etiqueta e guardado. Na aula seguinte distribua os recipientes para cada grupo e oriente-os para que não retirem o plástico. Explicar sobre os microrganismos, desenhar o que eles viram no recipiente.O descarte do material deve ser em abrir as placas e jogar o meio de cultura em um balde com água sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário