Objetivos
Realizar procedimento experimental a partir de orientações orais; coletar e registrar dados experimentais; interpretar resultados experimentais; responder as perguntas de forma objetiva; emitir opiniões, argumentando-as.
Introdução
Microorganismos; seres vivos mais simples e sua relação com a produção e a conservação dos alimentos; ambientes artificialmente construídos e controlados para o desenvolvimento de certos seres vivos.
Material
Seis recipientes com meio de cultura para o crescimento de microorganismos (placas de petri ou tampas de vidro de conserva); um pacote de gelatina incolor; um cubo de caldo de carne; uma colher de açúcar; seis hastes flexíveis de algodão; filme plástico; etiqueta; lousa e giz.
Montagem
Dissolva um pacote de gelatina incolor e um cubo de caldo de carne em duas xícaras de água quente previamente fervida. Em seguida, adicione uma colher de sopa de açúcar a mistura.Disponha o preparado ainda quente em placas de petri ou tampas de vidros de conservas previamente fervidas ou copinhos plásticos rasos transparentes. Tampe os meios de cultura com filme plástico e guarde-os em local fresco e seco.
Procedimento
Os alunos deverão ser caçadores de microrganismos. A sala deverá ser dividida em grupos de cinco a seis pessoas que receberá uma placa com o meio de cultura(alimento que fornece água e alimento, sem os quais não ocorre a proliferação de microrganismos. Cada grupo deverá escolher um local a ser testado. Ex: chão da sala, maçaneta da porta etc.Cada grupo deverá esfregar uma haste de algodão no local escolhido e, em seguida, passar levemente sobre a superfície do meio de cultura. Logo após o recipiente do meio de cultura deverá ser fechado com plástico filme, identificado com etiqueta e guardado. Na aula seguinte distribua os recipientes para cada grupo e oriente-os para que não retirem o plástico. Explicar sobre os microrganismos, desenhar o que eles viram no recipiente.O descarte do material deve ser em abrir as placas e jogar o meio de cultura em um balde com água sanitária.
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