terça-feira, 15 de maio de 2012


Boa tarde professores!!!
Uma nova atividade para você desenvolver com seus alunos, essa atividade está relacionada com o tema FUNGOS.



Terrário de mofo





Do que eu preciso?
  • Um recipiente limpo com tampa. (Grandes jarras de vidro e recipientes plásticos limpos são ótimos, mas você terá que jogar fora o recipiente quando tiver acabado; então, pergunte a um adulto o quê você pode usar)
  • Fita Adesiva
  • Água
  • Algumas sobras de comida como pão, fruta (como laranjas, limões ou uvas), vegetais (como brócolis, abobrinha e pimentão), queijo, biscoitos ou bolo.


1Pegue 4 ou 5 tipos diferentes de sobras de comida. Se a comida for pequena, uma uva ou uma parte de uma laranja, use-a inteira. Corte comidas maiores como pão ou queijo em pedaços de 2,5 cm.
2Mergulhe cada fatia de comida em um pouco de água e coloque dentro do seu recipiente. Se você utilizar uma jarra grande, coloque a comida na lateral da jarra. Tente espalhar os pedaços de modo que eles fiquem próximos uns dos outros, mas não empilhados.
3Tampe o recipiente. Passe a fita em volta da tampa para selá-la.
4Ponha o recipiente em um lugar onde você saiba que ninguém irá derrubá-lo ou jogar fora. Você pode querer etiquetá-lo como “Terrário de Mofo”.
5Todos os dias, olhe a comida no Terrário de Mofo. Nos primeiros 2 ou 3 dias, você provavelmente não verá muita coisa. Mas logo você deve ver os fungos crescendo em algumas partes da comida.
6Após mais alguns dias, parte da comida do terrário pode começar a apodrecer e parecer realmente nojenta. Você pode observar como o fungo se espalha e como as coisas apodrecem por aproximadamente 2 semanas. Depois disso, vai ficar sem graça, porque nada mais irá acontecer.



Isto é Importante!
NÃO USE nada que contenha carne ou peixe – após alguns dias, isso irá começar a cheirar muito, muito mal.
Quando você terminar com o seu Terrário de Mofo, jogue-o no lixo. Não reutilize o recipiente. Não abra sequer a tampa! Mofo não é bom para algumas pessoas cheirarem ou respirarem



Algumas coisas para você observar no seu Terrário de mofo:
·         O que está acontecendo?
·         O que é o mofo?
·         Esse mofo tem alguma importância para nós e ao ambiente onde estão?
·         Por que o mofo em diferentes alimentos parece diferente?
·         Em qual comida começou a aparecer mofo, primeiro?
·         De que cor é o mofo? Quantas cores diferentes você vê?
·         Qual a textura do mofo: lisa, peluda ou áspera?
·         Tudo no seu Terrário de Mofo fica com mofo?
·         O mofo se espalha de um pedaço de comida para outro?
·         Tipos diferentes de mofo crescem em tipos diferentes de comida?
·         Por que alguns alimentos não mofam?

Curiosidade
http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/mold.h3.gif
Quando a maioria das comidas fica com mofo, significa que elas não mais estão boas para comer. Mas alguns queijos são comidos apenas quando eles se tornam mofados. O sabor do queijo gorgonzola é proveniente das veias de mofos azul esverdeados. Quando o queijo azul é formado dentro de uma roda, são feitos buracos através deles com pinos finos. O ar entra nesses buracos e um tipo muito especial de mofo cresce enquanto o queijo matura.









Nenhum comentário:

Postar um comentário