Boa tarde professores!
Hoje postaremos uma nova atividade muito interessante e fácil de ser feita em sala de aula!
Esta proposta faz parte de uma coletânea feita para o trabalho final da dissertação da professora Daniela Rosa Costa, intitulada O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE GASPAR, para o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - MESTRADO PROFISSIONAL (PPGECIM/FURB).
CLASSIFICANDO OS SERES VIVOS VERTEBRADOS
TEMA: seres vivos, animais vertebrados, classificação.
DIMENSÃO CONCEITUAL: classificar seres vivos de acordo com suas características. Relacionar os reinos de seres vivos. Identificar classes dos vertebrados
DIMENSÃO PROCEDIMENTAL: observar características de seres vivos de vertebrados. Organizar um moral. Coletar informações. Efetivar registros de tipos de seres vivos e suas características.
DIMENSÃO ATITUDINAL: colaboração, responsabilidade, solidariedade.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: figuras de diferentes imagens de animais vertebrados: mamíferos, aves, peixes, anfíbios, répteis. Papel pardo para a construção do mural (o tamanho dependerá da quantidade de imagens coletadas pela turma, como de in formações sobre as características das diferentes classes).
PROCEDIMENTOS: Esta é uma atividade rápida e prática que pode ser feita em sala de aula para os alunos entenderem melhor aspectos da classificação dos seres vivos vertebrados a partir das características externas dos animais. À necessária a coleta de materiais diversos como revistas, jornais, folders, etc. que contenham imagens de animais vertebrados e que possam ser recortadas. Sugerimos que toda a classe participe na organização de um único mural em papel pardo, onde os alunos irão organizar, com as ilustrações, as diferentes imagens de vertebrados encontradas.
É muito importante explicar que a classificação de animais e plantas é importante para a organização e estudo deles e isto revela as relações que um tem com outro. Por exemplo: um tigre é quase igual ao leão (também do gênero Panthera), bastante semelhante aos gatos (família dos felinos) e parecido com os cães (ordem dos carnívoros). A classificação exige bastante observação apesar de que alguns organismos sejam bastante parecidos fisicamente nem sempre possuem muitas relações um com o outro, como o tubarão (que é um peixe) e o golfinho (que é um mamífero).
Nenhum comentário:
Postar um comentário