terça-feira, 30 de agosto de 2011

Simulação: Movimento de Rotação e os Ritmos Diários dos Seres Vivos



Resumo

A presente proposta de ensino, inicialmente preparada para alunos de 6ª série, tem por objetivo a abordagem de noções de astronomia e sua relação com a biologia. Mais especificamente o movimento de rotação, os ritmos geocêntricos: dia e noite e a relação deste movimento com os ritmos biológicos de algumas espécies de animais: bem como os períodos de maiores atividades e descanso (dormência). Sendo uma das principais propostas de ensino de Ciências da Natureza o oferecimento do Saber Científico propiciando ao aluno autonomia para pensar e agir, esta simulação pretende nortear conteúdos do Eixo Temático: TERRA E UNIVERSO. Bem como, através desta atividade, favorecer uma relação entre o professor, aluno e o conhecimento.

Objetivos

Para a presente atividade sugerimos os seguintes objetivos:
1. Compreender o movimento de rotação como um movimento contínuo de duração de aproximadamente 24horas;
2. Perceber a relação de sincronicidade entre os ritmos biológicos diários e o ciclo dia-noite;
3. Por fim, desenvolver habilidades e competências referentes à compreender a natureza como um todo dinâmico e a capacidade do aluno de saber combinar leitura, observação, experimentação e registros para coletas, comunicação e discussão de fatos e informação. Além de valorizar o trabalho em grupo para a construção coletiva do conhecimento (BAROLLI, 2006).



Estrutura da Atividade

A seguir sugestões para a estruturação da atividade:
1. Realização da aula introdutória que norteie os conteúdos presentes nos objetivos;
2. Divisão da sala em grupos três alunos, ou ainda em duplas;
3. Realização da simulação;
4. Preenchimento da ficha;
5. Aula conclusiva bem como uma breve discussão sobre a atividade.

Organização da Classe

Para a realização desta simulação a classe pode ser dividida em grupo de três alunos, ou ainda em duplas.

Formas de Registro

Uma das formas de registro será a produção artística dos alunos ao construírem a simulação da Terra. Além das fichas de anotações respondidas pelos alunos durante a atividade. Por fim o professor pode solicitar do grupo, ou de cada aluno, para que realize uma espécie de redação, ou um relatório constando o aprendizado desta atividade.



Duração

O tempo de duração desta atividade: de 4 a 6 aulas, o professor pode requerer, como tarefa para casa, que os alunos pintem, ou colem os continentes na bola, simulando assim o planeta Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário