Todas as crianças acham imãs fascinantes. A sua força desconhecida é mágica. Na verdade é uma magia que o mundo científico ainda não resolveu. Os cientistas sabem como reage um imã, mas não conseguem explicar a verdadeira causa deste fenômeno. O objetivo dessa atividade não é mostrar para as crianças o que é um imã, mas sim utilizá-los como um utensílio estimulante para trabalhar com o conceito de zero. Mas, um pouco de experimentação científica não faz mal a ninguém.
Materiais
* 2 ou 3 imãs
Materiais
* 2 ou 3 imãs
* Vários objetos (clipes, moedas, palitos de madeira, anilhas, pregos, pedaços de papel, etc.)
* 1 folha de papel sulfite A4
* Giz de cera, lápis ou caneta
Como fazer?
* Mostre às crianças o imã que existe na sala de aula para sua utilização. Em voz alta, mostre sua admiração pela força do imã e sugira que a ponham à prova.
* Mostre o conjunto de objetos que trouxe
* Peça a uma criança que segure o imã enquanto você suspende os clipes no mesmo.
* Conte a quantidade que você conseguiu suspender e anote em um cartão que deverá ser confeccionado pela turma (Ver figura ao final).
* Continue suspendendo os demais objetos no imã que as crianças estarão segurando.
* Conte sempre a quantidade de cada objeto que você conseguiu suspender e não se esqueça de anotar no cartão.
* Depois de várias tentativas com os objetos que teoricamente o imã atrai (prego, clipes, etc), suspenda um que o imã não vá atrair (ex: palito de madeira).
* Questione as crianças sobre o que aconteceu. O porquê do imã não ter erguido o palito.
* Ao final, faça com que as crianças registrem a quantidade de palitos de madeira que o imã ergueu (nesse caso é ZERO).
* Dessa forma, a criança irá associar o número ZERO a nada ou nenhum.
* Faça isso com todos os objetos que o imã não atrair.
* Ao final analise o cartão com as crianças.
Conclusão
* Faça a revisão do cartão com os resultados e deixe as crianças fazerem a leitura.
* Leia de novo as categorias ZERO, salientando que zero significa NADA.
* Nessa altura, você e suas crianças poderão tirar conclusões sobre o gênero dos materiais que o imã atrai e não atrai.
Figura 1: Cartão que deverá ser elaborado pelas crianças durante a atividade. Preencher os números ao lado de acordo com a quantidade desses objetos que o imã suspender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário