quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Atividade "Estudando os Insetos"


Professores!
Estamos postando uma proposta para que vocês possam trabalhar com as crianças o assunto "insetos". Para iniciar, o interessante é fazer um levantamento de algumas questões com os pequenos, entre elas: "o que é um inseto", ou ainda falar sobre as suas "características comuns". Enfim, a atividade consiste no seguinte:

Trata-se de uma atividade proposta para descrição e comparação entre insetos, levando em conta suas características comuns. A ideia da prática original era a de os alunos trazerem insetos vivos para observação e anotação, mas hoje em dia, esse não é um método muito utilizado, tendo em vista que alguns insetos podem estar ameaçados de extinção e como não tem como saber quais as espécies que se encontram nessa situação, isso não seria adequado. Além disso, os alunos poderiam se machucar (se trouxessem abelhas, por exemplo), o que acarretaria em uma aula frustrada e cheia de problemas. Para substituir os animais vivos, você tem muitas alternativas. Dentre elas, trazer figuras, trazer um vídeo sobre insetos (o mais indicado), colocar imagens no retroprojetor (caso a escola não tenha multimídia, DVD, televisão, etc.). A partir dessas imagens e/ou figuras, peça para os alunos preencherem um quadro (modelo ao final) e desenharem os insetos que foram colocados por eles nesta tabela. Pode ser feito em grupos, caso seja uma turma grande. Ao final, o trabalho pode ser exposto sob forma de cartaz na escola, ou pendurado em folha A4 na própria sala de aula.







DICAS:
1) Para que os alunos possam responder à questão “o que é um inseto?” convém que o professor explique algumas coisas básicas para eles, como os exemplos abaixo:
Todos os insetos possuem o mesmo número de patas
Presença de asas (nem todos possuem, mas os invertebrados com asas são insetos)

2) Se forem crianças muito pequenas, substitua o quadro por apenas desenho ou ainda, o professor pode construir o quadro junto com os alunos, pedindo que os mesmos contribuam com informações enquanto o professor preenche-as no quadro para que todos possam ver e copiar. Chame alguns alunos, ao final, para responder: “afinal, o que é um inseto?”

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostaríamos de sugerir que os próprios grupos formados poderiam trazer os insetos, assim matando alguma curiosidade!
    Ou o professor poderia determinar uma ordem de inseto para cada grupo procurar!
    A prática é muito legal e interessante!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir