O ensino de ciências, entre outras ações, deve desenvolver nas crianças a capacidade de articular conteúdo e pensamento de tal forma que o conteúdo se transforme em instrumento do pensamento, ampliando nestas a capacidade de conhecer e perceber mais criticamente a sua realidade que, na maioria das vezes, demanda mudanças. Neste sentido, a educação científica exerce um papel particularmente importante na inserção dos sujeitos em sua coletividade. Além disso, entendemos que o ensino de ciências deve contribuir, também, para a transformação dos conceitos espontâneos (conceito construído pela criança de forma assistemática e não-consciente) que compõem o conjunto de teorias individuais que as crianças trazem consigo, fruto da sua história de vida cotidiana, obtida, em grande parte, fora do contexto escolar. Neste sentido, a qualificação dos professores que atuam nas séries iniciais tem um papel fundamental no que diz respeito a um ensino de ciências significativo e promotor de desenvolvimento intelectual. Sabemos, no entanto, que muitos professores ainda têm dificuldades em desenvolver uma educação científica adequada em suas aulas. Entre estas dificuldades, destacamos a falta de domínio conceitual, no que que se refere aos conteúdos que fazem parte dos programas de ensino, as dificuldades relacionadas a organização das aulas e a preparação de estratégias de ensino adequadas a aprendizagem por parte das suas crianças. Soma-se a estas dificuldades, a falta de recursos de ensino que poderiam auxiliar os professores para que suas aulas se tornassem muito mais interessantes e significativas. Muito embora os cursos de licenciatura estejam empenhados e preocupados com estes problemas, não conseguem atender a às demandas de formação, sobretudo aquelas relacionadas ao domínio conceitual/científico dos professores. Frente a esta realidade, este projeto propõe atender professores das séries iniciais da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, no que diz respeito às suas necessidades de formação conceitual e metodológica, bem como apoiá-los no planejamento e construção de materiais didáticos para o ensino de ciências, objetivando a melhoria e o aprimoramento da educação científica e técnica que vem sendo feita nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau. Importante ressaltar que este projeto, ao atender os 200 professores, atinge, de forma indireta cerca de 1.000 crianças regularmente matriculadas na Rede de Ensino. Reconhecemos que a escola, como um todo, tem se preocupado e se empenhado na educação científica dos estudantes; no entanto, questionamos a capacidade de muitos deles, muitas vezes, em pensar a sua realidade baseados em parâmetros científicos. Apesar das muitas insatisfações e preocupações que cercam a educação, a escola e o ensino de ciências em particular, é preciso ressaltar que, mesmo diante das adversidades, o nosso otimismo e o desejo de refletir e colaborar de forma mais aprofundada sobre a educação científica e sua contribuição na formação das crianças foram determinantes para a realização deste projeto.
http://picasaweb.google.com.br/clubedeciencias.lie/OEnsinoDeCienciasNasSeriesAnosIniciais#
ResponderExcluir