quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atividade "Minhocário"

Professores!

Estamos postando uma nova atividade para que vocês possam fazer com suas crianças. Trata-se de um Minhocário! Nessa atividade, você poderá trabalhar ecologia, cadeia alimentar, interações entre as espécies, entre outros. Essa é uma prática que as crianças geralmente gostam muito, visto que trata-se de um exercício diferente daqueles feitos em sala de aula. Como dica, podemos deixar um recado para vocês: Na hora de coletar as minhocas para a construção do minhocário, leve as crianças no pátio da própria escola ou no bairro onde a escola se localiza, pois dessa maneira as crianças vão se habituando com os animais do local onde elas moram. Em seguida, os links para que vocês possam baixar a atividade.


Revista Nova Escola, 2009.
Download

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Atividade "Animais do nosso país" - imagens

Boa tarde, professores!!


A atividade que postamos no dia 14 de agosto de 2009 falava sobre os animais do nosso país. Conforme prometido, hoje postaremos um banco de dados com várias imagens para que vocês possam fazer download e assim, utilizar em suas aulas e até mesmo na própria atividade "Animais do nosso país". Cada imagem possui o nome popular do bicho para facilitar a identificação. Se for necessário e solicitado, postaremos mais imagens para aumentar esse banco de dados e continuar auxiliando em suas aulas.




Download Banco de Dados Animais do Nosso País:

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Atividade "Alface tem flor?"

Professores!

Estamos postando mais uma atividade para vocês realizarem com suas crianças. Essa foi uma prática retirada do site Ciência à mão da Universidade de São Paulo (USP).

Esta é uma atividade que possui vários conteúdos, como ciclo de vida, partes de uma planta e nutrientes, além de seus objetivos:

  • Estudar o ciclo de vida de um vegetal
  • Analisar as diferenças e as semelhanças entre os tipos de plantas
Os materiais que vocês irão utilizar são simples, fáceis de conseguir, além de serem baratos. Abaixo a lista de materiais:

  • Sementes de alface
  • Local para plantio (vaso, caixote de madeira, canteiro)
  • Terra para o plantio (solo)
Introdução

Após separar esses materiais, sendo que alguma coisa você poderá pedir que os alunos tragam (como sementes e vasos), introduza o assunto fazendo perguntas e questionamentos aos pequenos. Alface tem flor? Vocês já viram? Alguém sabe dizer como é a flor da alface? “A” alface ou “o” alface? Eu já ouvi no feminino e no masculino, e vocês? Vamos procurar no dicionário? A alface é uma planta que usamos na salada, vocês comem alface? Alface é rica em sais minerais e fibras, que são importantes para a nossa nutrição e funcionamento do intestino. (Poderia ser realizada, com os alunos, uma pesquisa sobre tipos de vegetais e seus nutrientes). A alface tem flor? Não é uma planta? Planta não tem flor? Mas será que toda planta tem flor? Peça aos alunos que façam uma pesquisa em casa, perguntando aos parentes quais as plantas que eles têm em casa e se elas dão flor. Anote os resultados na lousa (isso servirá também para a atividade “Plantando um jardim”). Separe, com os alunos, as plantas em conjuntos: plantas que dão flor e plantas que não dão flor. Poderá haver ainda um outro conjunto, com as plantas que não sabemos se têm flor ou não. As plantas de cada um dos conjuntos se parecem? Será que são parentes? Será que algumas plantas são mais parecidas com umas do que com outras? Provavelmente nem todos os alunos conhecem as plantas que os colegas citaram. Peça então que as plantas sejam desenhadas e trazidas para que todos conheçam. Vamos fazer um painel na sala com as plantas que temos em casa, com as figuras em ordem alfabética, para ficar bem bonito.
Alface tem flor? Como se planta alface? De onde nasce a alface? Deixe os alunos pensarem a respeito e deixe que eles pensem a respeito da palavra semente. Mas de onde vem a semente? Você come semente de alface? Onde fica a semente da alface? Onde ficam as sementes das outras plantas? A semente da laranja, onde fica? A laranja não vem de uma planta? O que é a laranja? Fruta? Fruto? Será que a semente da alface fica dentro de um fruto como a laranja?
Será que a alface agüenta o peso de uma laranja? Se for um frutinho bem pequeno? Mas de onde vem o fruto? Mas por que fruto se eu quero saber da flor da alface? Será que alface tem flor? Se tiver, como ela é? O que podemos fazer para saber se alface tem flor? Sugestões possíveis: perguntar para os pais, pesquisar nos livros, pesquisar na Internet, plantar alface. Podemos fazer tudo isso. Vamos fazer? Como será o ciclo de vida da alface? Vamos tentar imaginar, ou, depois de perguntar e pesquisar vamos desenhar e descrever o ciclo de vida da alface, antes de plantar. Vamos usar uma folha para anotar tudo.


Mãos à obra

Vamos plantar alface. No saquinho de sementes, há instruções de plantio, que devem ser seguidas. Peça para que um aluno leia para a sala e verifique se há dúvidas quanto à compreensão das instruções. As informações podem ser bastante técnicas e poderá ser necessário descobrir com eles o que significa aquilo tudo.
Mãos à obra, ou seja, mão na massa! Com o terreno preparado, vamos plantar as sementes. Para um maior aproveitamento, recomenda-se o plantio inicial em sementeira, que poderá ser feito em um vaso ou em um caixote de madeira, para depois transplantar as mudas.
A germinação ocorre em uma semana e o transplante é feito em um mês. O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. Em dois meses e meio seria feita a colheita, mas nosso objetivo é verificar se a alface tem flor, então teremos que aguardar mais tempo... Combine com os alunos como será feita a manutenção da sementeira e das plantas depois de transplantadas. Quem vai regar as plantas? Quando? É importante também combinar com os alunos como as plantas serão acompanhadas. Vamos medir e desenhar as plantas todas as semanas?
Aguarde o tempo que for necessário, até a alface morrer. Claro que alguns pés podem ser utilizados para a alimentação dos próprios alunos, mas devemos preservar alguns pés de alface para a nossa investigação! Após o ciclo completo da vida da alface, podemos continuar nossa aula.

Concluindo a prática e tirando conclusões

Ao final do ciclo de vida da alface, os alunos terão o desenho do crescimento das plantas e terão verificado que, apesar de nos alimentarmos apenas das folhas da alface, as alfaces têm flor? Peça para os alunos finalizarem suas observações e desenhos e para comparar um pé de alface com uma árvore. Quais são as semelhanças?Peça para os alunos escreverem um texto sobre o ciclo de vida da alface, colocando as informações sobre data de plantio na sementeira, data de transplante, etc. Utilizar as folhas de alface na alimentação dos alunos, fazendo com eles mesmos preparem a salada, higienizando as folhas e preparando o molho (esta ocasião poderá ser propícia para trabalhar misturas). Poderá ser estudado o sistema digestivo, verificando a importância das fibras para o bom funcionamento dos intestinos. Também a nutrição, a importância dos sais minerais e vitaminas para o organismo. Estimular os alunos a descobrir como são outros tipos de vegetais, aumentando assim o conhecimento sobre eles e diversificando sua alimentação.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Atividade "Animais do nosso país"

Professores!

Estamos sugerindo uma atividade muito interessante para fazer juntamente com suas crianças: O álbum “ANIMAIS DO NOSSO PAÍS”. Neste álbum as crianças coletam imagens de animais brasileiros (vamos postar em breve um arquivo com vários animais nativos). Sugerimos, também, algumas questões que poderão ser respondidas pelas crianças a partir de pesquisas, com a necessária supervisão do professor.








quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Fazendo o seu próprio vírus

Faça seu próprio vírus da gripe!

E já que estamos tratando de vírus, vamos aprender como é sua estrutura!Esta atividade foi retirada da Revista Ciência Hoje das Ciranças - 15/08/2008No seu interior, o vírus possui uma substância que carrega informações importantes sobre ele e garante a sua reprodução. Essa substância – chamada de ácido nucléico – é protegida por uma estrutura externa, feita de proteínas e gorduras, que, na sua réplica, é representada pela bola de pingue-pongue e pelos alfinetes.


Material

Uma bolinha de pingue-pongue
50 alfinetes de costura com cabeças coloridas
Uma vela
Fósforos ou isqueiro










Para construir o vírus, é preciso a ajuda de um adulto. Peça a ele para acender a vela e esquentar, na chama, a ponta do alfinete que não possui a bolinha colorida.

Feito isso, faça a sua parte: vá espetando os alfinetes na bola de pingue-pongue, até cobri-la por completo.



Pronto! Eis aí o seu vírus! Com essa réplica, você vai perceber a olho nu o que somente é visto pelos pesquisadores com a ajuda de um microscópio. O vírus da gripe é um microrganismo que causa doenças. Os vírus são transmitidos de forma direta - quando a pessoa contaminada fala, espirra ou tosse - ou de forma indireta - quando levamos as mãos aos olhos, nariz e boca depois de encostar em superfícies contaminadas .



O vídeo abaixo mostra como podemos nos contaminar. Depois de assistir o vídeo, discuta com seus alunos quais as atitudes higiências que podemos tomar para nos previnir.

Download do video: MegaUpload :-: Rapidshare

Por dentro da Gripe Gripe A, Influenza H1N1

Bom dia professores e alunos!

Hoje vamos tratar sobre um assunto importante - sobre o vírus Influenza H1N1, ou Gripe A, como a conhecemos.Estamos passando por uma pandemia (pandemia vem do grego pan = tudo/ todo(s) + demos = povo e é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população de grande região geográfica como, por exemplo, um continente) e por isso é tão importante que todos nós, professores e alunos, tenhamos conhecimento sobre a doença para podermos disseminar as informações corretas aos familiares e comunidade.
O vírus Influenza é o vírus de todas as gripes, sendo dividido em três tipos: A, B e C. Este vírus é hospedeiro de porcos e aves e neles pode sofrer modificações na sua estrutura, gerando um novo vírus. O Influenza da nova gripe é do tipo A e sua nova cepa é H1N1.
Todo vírus da gripe afeta o sistema respiratório e por isso, sua eliminação acontece pelas secreções das vias respiratórias. A transmissão ocorre por espirros, tosse e saliva de uma pessoa contaminada ou quando levamos as mãos aos olhos, nariz e boca depois de encostar em superfícies contaminadas.Os sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe comum e aparecem em até 4 dias após o contato com o vírus. São eles:
  • Febre alta (acima de 38º)
  • Tosse seca
  • Ardência intensa nos olhos
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Dores nas articulações
  • Calafrios
  • Fraqueza
  • Dor de garganta
  • Espirros
  • Coriza
Idosos, grávidas, crianças com menos de 2 anos e pessoas com imunidade reduzida são mais suscetíveis aos efeitos mais graves do Influenza A.O diagnóstico mais correto é observar a apresentação dos sintomas e procurar quanto antes o posto de saúde mais próximo. Alertar se houve contato com pessoas infectadas. Para confirmação de infecção pelo vírus Influenza A, é feito um exame laboratorial. Existe tratamento e este deve ser receitado pelo médico. A Influenza A (H1N1) é uma gripe branda na maioria dos casos, só precisar ser diagnosticada corretamente.
A Revista Nova Escola dá a dica!
nº 224 – Agosto 2009
Está é uma atividade proposta pela Revista Nova Escola para tratar com os alunos sobre a nova gripe.
-> COMO SER MAIS SAUDÁVEL. A turma é dividida em três grupos. Cada grupo pesquisa, na biblioteca e na inernet, a resposta para três perguntas:
  • Quais as diferenças entre gripe e resfriado?
  • Como se pega gripe?
  • O que uma pessoa pode sentir quando está gripada?
  • Por que algumas pessoas ficam muito doentes por causa da gripe e outras se recuperam facilmente?
  • Quais atitudes podem tornar a vida mais saudável?
  • O que uma pessoa deve fazer para evitar a gripe e outras doenças?
  • O que uma pessoa doente pode fazer para se recuperar rapidamente?
  • O que uma pessoa doente deve fazer a fim de evitar passar a doença para outra pessoa?
  • Quando uma pessoa conhece alguém que está com gripe, o que pode fazer para evitar contrair a doença?
Em sala, cada grupo apresenta sua pesquisa. Ao final, com a mediação do professor, os alunos redigem as respostas para todas as perguntas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dicas de leituras

Professores!

Segue abaixo dois títulos interessantes que vão auxiliá-los nas suas atividades com as crianças em sala de aula.


"50 Coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra" The Earth Words Group Editora José Olympio 14ª Edição 2007
Um livro cheio de dicas e experiências, fatos e curiosidades. Aprenda a conservar a Terra como im lugar seguro e saudável para você, para as outras crianças... e até para os adultos! Atenção crianças! Vocês podem...
  • Ser um detetive do vazamento d'água
  • Juntar-se aos caçadores de energia
  • Cultivar minhocas
  • Adotar um córrego



"A Revolução da Evolução" Robert Winston Caramelo Livros Educativos 1ª Edição 2009

Este livro nos leva a uma incrível viagem no tempo a fim de descobrir como as teorias revolucionárias de um único homem mudaram o mundo! Acompanhe Charles Darwin e conheça criaturas muito esquisitas e terras pouco exploradas enquanto aprende tudo sobre a evolução das expécies. Saiba como os pensadores anteriores a Darwin explicavam a criação do mundo e veja como tudo de desenvolveu após esse cientista tão importante. Depois deste livro, você não verá mais o mundo da mesma maneira!


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atividade "Resgatando cantigas para a Ciência"

Professores!

Estamos postando mais uma atividade diferenciada para vocês trabalharem com as suas crianças. É uma atividade de cantigas que vocês poderão associar com a ciência. Nesta atividade, o professor poderá ensinar diversas músicas para os alunos, estimulando a sua aprendizagem e resgatando antigas canções que abordam o tema seres vivos e meio ambiente.
Para começar, o professor poderá estimular os alunos a cantarem as músicas que eles conhecem e que envolvam nomes de bichos ou de plantas. Algumas das músicas são bem conhecidas, outras não, assim, o professor poderá ensinar as músicas, resgatando a tradição de cantigas de roda, ao mesmo tempo ensinar sobre os animais.


Cantigas

A Barata diz que tem

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !
A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !
A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim
A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura
A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado...

Outra sobre barata...

Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou...

Questionamentos:


1) Onde a barata vive?
2) O que ela come?
3) Quem come a barata? Ela transmite doenças?

A pulga e o percevejo


Torce, retorce
Procuro mais não vejo
Não sei se era pulga
Ou se era percevejo...

Questionamentos:


1) Onde vive a pulga e o percevejo?
2) Eles se alimentam do quê?

Fui morar numa casinha


Fui morar numa casinha (nhá)
Infestada-da de cupim-pim-pim
Saiu de lá-lá-lá
Uma lagartixa-xa
Olhou pra mim
Olhou para mim e fez assim:
Aaah!!!!

Questionamentos:


1) Onde encontramos os cupins e as lagartixas?
2) Os cupins são benéficos?
3) E as lagartixas?
4) Por quê?

Sapo Cururu


Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está la dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento

Sapo não lava o pé


O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
Porque não quer
Mas que chulé!

Questionamentos:


1) Onde vivem os sapos?
2) Alguém já viu algum?

O Meu Galinho


Há três noites que eu não durmo, ola lá !
Pois perdi o meu galinho, ola lá !
Coitadinho, ola lá ! Pobrezinho, ola lá !
Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo, ola lá !
Tem a crista vermelhinha, ola lá !
Bate as asas, ola lá ! Abre o bico, ola lá !
Ele faz qui-ri-qui-qui.
Já rodei em Mato Grosso, ola lá !
Amazonas e Pará, ola lá !
Encontrei, ola lá ! Meu galinho, ola lá !
No sertão do Ceará !

O Pintinho


O pintinho amarelinho
cabe aqui na minha mão,
na minha mão
quando quer comer bichinhos
com seus pezinhos ele cisca o chão.
Ele bate as asas,
ele faz piu piu
mas tem muito medo
é do gavião...
Ele bate as asas
ele faz piu piu
mas tem muito medo
é do gavião...
Ele bate as...

Questionamentos:


1) Por que o pintinho tem medo do gavião?
2)Quem já viu um galo? Como ele é?

Obs: Após ensinar as canções e cantá-las com os alunos, o professor poderá questionar sobre a vida dos animais (conforme sugestão de questionamentos abaixo de cada canção) e até mesmo classificá-los em aves, mamíferos ou invertebrados (insetos, etc).

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Atividade "Estudando os Insetos"


Professores!
Estamos postando uma proposta para que vocês possam trabalhar com as crianças o assunto "insetos". Para iniciar, o interessante é fazer um levantamento de algumas questões com os pequenos, entre elas: "o que é um inseto", ou ainda falar sobre as suas "características comuns". Enfim, a atividade consiste no seguinte:

Trata-se de uma atividade proposta para descrição e comparação entre insetos, levando em conta suas características comuns. A ideia da prática original era a de os alunos trazerem insetos vivos para observação e anotação, mas hoje em dia, esse não é um método muito utilizado, tendo em vista que alguns insetos podem estar ameaçados de extinção e como não tem como saber quais as espécies que se encontram nessa situação, isso não seria adequado. Além disso, os alunos poderiam se machucar (se trouxessem abelhas, por exemplo), o que acarretaria em uma aula frustrada e cheia de problemas. Para substituir os animais vivos, você tem muitas alternativas. Dentre elas, trazer figuras, trazer um vídeo sobre insetos (o mais indicado), colocar imagens no retroprojetor (caso a escola não tenha multimídia, DVD, televisão, etc.). A partir dessas imagens e/ou figuras, peça para os alunos preencherem um quadro (modelo ao final) e desenharem os insetos que foram colocados por eles nesta tabela. Pode ser feito em grupos, caso seja uma turma grande. Ao final, o trabalho pode ser exposto sob forma de cartaz na escola, ou pendurado em folha A4 na própria sala de aula.







DICAS:
1) Para que os alunos possam responder à questão “o que é um inseto?” convém que o professor explique algumas coisas básicas para eles, como os exemplos abaixo:
Todos os insetos possuem o mesmo número de patas
Presença de asas (nem todos possuem, mas os invertebrados com asas são insetos)

2) Se forem crianças muito pequenas, substitua o quadro por apenas desenho ou ainda, o professor pode construir o quadro junto com os alunos, pedindo que os mesmos contribuam com informações enquanto o professor preenche-as no quadro para que todos possam ver e copiar. Chame alguns alunos, ao final, para responder: “afinal, o que é um inseto?”

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Atividades "Jogo da Memória" e "A Ficha do Bicho" - animais vertebrados

Professores!

Estamos postando duas novas atividade para que vocês possam realizar com os seus alunos.

Jogo da Memória:

Para que suas crianças saibam de uma maneira descontraída caracterizar os animais vertebrados, você pode propor uma brincadeira: o jogo da memória em duplas! Porém, é um jogo da memória diferente. Ao tirar as duas figuras iguais, as crianças são convidadas a falar sobre o animal: suas características, seu ambiente, alimentação, etc. Proponha, em seguida, que elas construam diferentes grupos com os animais do jogo. É importante que as crianças explicitem quais os critérios utilizados para cada grupo formado. A partir daí, você poderá introduzir o sistema de classificação científica dos vertebrados: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes e discutir as características principais de cada classe. Você pode propor que as crianças façam anotações em seus cadernos, mas somente após as discussões (etapa da organização do pensamento).

Sugestão de imagens:
































A Ficha do Bicho:

Utilizando os animais da atividade nº 1 - "Jogo da Memória - animais vertebrados", você poderá iniciar uma outra atividade com os seus alunos. Essa atividade funciona assim: as crianças poderão escolher dois ou três animais do jogo. Feito isto, proponha a construção da “ficha do bicho” para cada um dos animais escolhidos. Cabe ao professor propor as características que deverão ser adicionadas à ficha ou utilizar o modelo que se encontra abaixo. Ao invés da criança procurar em livros ou na internet a imagem do bicho, motive as crianças desenharem a partir da imagem que está no jogo.

Abaixo uma ficha exemplo: