quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brincando de Cientista

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS




Objetivos

Observar uma planta ou uma árvore e seus freqüentadores.
Conteúdos
Cadeia alimentar – heliotropismo (movimentos de plantas ou animais sésseis, ou de alguns dos seus órgãos em direção a ao sol, é o um tipo de fototropismo, resposta de um organismo a uma fonte de luz) - crescimento e morte de um vegetal – plantas perenes e anuais – polinização- utilização das sementes para fabricação de óleos ou para consumo – competição natural.

Material

- Sementes de girassol
- Vaso
- Terra vegetal
- Caderno para anotação

Questões Problemas

O girassol é uma planta brasileira?
O que é necessário para a germinação?

Início

O professor começaria a atividade questionando os alunos: Vocês já viram um girassol? Como ele é? Ele tem alguma característica especial? (Embora o girassol não faça parte de nenhum ecossistema brasileiro, ele facilitaria a observação dos alunos e posteriormente o educador faria a associação com as outras plantas brasileiras).

Colocando a Mão na Massa

O professor poderia escolher uma espécie comum de planta, mas sugerimos o girassol (originária das Américas) devido seu ciclo ser anual e os alunos terem a chance de observarem seu ciclo completo desde sua germinação até sua morte. Cada aluno plantaria o seu em um vaso, na escola ou em casa. Observariam todos os dias em horários diferentes a germinação da semente, o crescimento, floração, os insetos que visitam a planta, o fototropismo, etc. e anotariam em uma tabela. No final da atividade o aluno faria o desenho da planta, do caule, das folhas e da semente. Além de pesquisar os animais que visitaram a planta (nome do inseto, qual parte da planta se alimenta, se põem ovos nas folhas, etc).



Acordo Coletivo

Cada aluno apresentaria os resultados de suas observações e seus desenhos. Neste momento o professor poderia questionar: Todas as sementes nasceram? Por quê? (algumas sementes realmente não nascem por diversos motivos como: profundidade inadequada, quantidade demasiada ou falta de água, problemas gênicos, entre outros). Se todas nasceram e depois alguma delas morreu, pode-se introduzir neste momento o conceito de competição (por água, espaço, nutrientes, sol).
No final da atividade, o professor relacionaria a atividade com os ecossistemas: Consumimos alguma fruta ou semente das florestas brasileiras? Quais? (o açaí – da Amazônia, o palmito da mata atlântica são alguns exemplos). As árvores são anuais ou perenes? Como deve ser a polinização?


Registro

O professor poderia organizar uma exposição dos trabalhos dos alunos

Sugestões e Dicas

Dica para o cultivo do girassol
o local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol direto, todos os dias;
por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
o solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado
recomenda-se regar sempre que o solo apresentar-se seco. Se a planta for cultivada em vaso, observar que a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca
adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atividades de Ciências da Natureza

Estudo do Meio - No Meu Quintal Tem...



Resumo

O ensino de Ciências é capaz de abordar de diferentes assuntos utilizando-se de diversas facetas. A utilização do quintal como ferramenta de pesquisa apresenta uma maneira dinâmica e interessante de ensinar aos alunos noções ecossistêmicas.

Objetivos

- Estimular o olhar científico ao cotidiano.
- Estabelecer uma relação entre o conteúdo aprendido em sala e o que encontramos na natureza. - Elucidar a pesquisa através de estudo do meio.
- Classificar animais e vegetais a partir das características de cada um.
- Relacionar as características dos animais e vegetais ao ambiente em que vivem.
- Promover habilidades de pesquisa e elaboração de apresentação.

Estrutura da Atividade

- Estudo do meio e coleta na área externa da escola.
- Análise de material coletado com auxílio da professora.
- Estudo do meio e coleta no jardim de casa.
- Pesquisa e análise do material coletado.
- Apresentação.

Organização da Classe

Na primeira parte a sala deve ser divida em grupos de 4 a 6 alunos. A segunda etapa é feita de forma individual.

Formas de Registro

Os alunos deverão fazer registros de campo em uma caderneta.


Introdução

O principal objetivo do "estudo do meio" é demonstrar aos alunos a estreita relação que existe entre o que se aprende em sala e o que ocorre fora dela. A possibilidade de estabelecer esta relação representa um recurso didático que foge a metodologia formal e estimula o interesse dos alunos, de qualquer série, pelas Ciências.
A observação seguida de registros possibilita ao aluno a reflexão e divisão tanto dos animais quanto das pantas a partir de aspectos que os aproxima. Desta maneira o aluno cognitivamente acrescentará conceitos classicatórios em sua aprendizagem.

Material

- Lupas
- Pinças
- Potes de coleta
- Lápis e caderneta

Procedimento

Na primeira aula os alunos divididos em grupos deverão, monitorados pela professora, fazer um estudo do meio na parte externa da escola (jardim ou similar). Cada grupo deve coletar uma amostra animal e uma vegetal de sua escolha, fazendo anotações em suas cadernetas.
Na segunda aula a professora deverá ajudar cada grupo a analisar e classificar suas coletas e orientar quanto ao trabalho que deverão fazer em casa. Nesta etapa cada aluno deverrá fazer o estudo do meio no quintal de sua própria casa (se não for possível, pode ser em um local próximo a sua residência) e também fazer a coleta de uma amostra animal e uma vegetal encontradas neste local; fazer a análise destas amostras conforme a professora demonstrou em aula (podem ainda ser utilizados os conteúdos aprendidos em aulas anteriores, pesquisas bibliográficas e em materiais disponíveis na internet) e por fimim elaborar uma apresentação.
Na terceira aula cada aluno irá fazer uma breve apresentação dos resultados de sua pesquisa.

Ações dos Alunos

Realizar pesquisa de campo e coletas.
Fazer anotações de campo.
Analisar e classificar as amostras coletadas.
Elaborar e promover uma apresentação dos resultados.

Noções Científicas

Classificar insetos.
Classificar plantas.
Habilidades
Técnicas de pesquisa e coleta.
Trabalhar em grupo
Elaborar e realizar apresentações


FONTE: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_estudodomeio-nomeuquinta

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atividades de Ciências

Fantoches de Sucata


Resumo

Confecção de fantoches a partir sucatas encontradas facilmente em nossas casas. A reciclagem nos dias de hoje é tida como uma real necessidade para a solução de resíduos sólidos, que são os principais responsáveis pela poluição ambiental.

Objetivos

Trabalhar a reflexão sobre poluição ambiental e coleta seletiva de lixo, estimulando a reciclagem no processo de formação da criança e ampliação deste conceito para dentro de seu lar, tornando este, possivelmente, um costume familiar.

Estrutura da Atividade

- Solicitar previamente que os alunos tragam sucatas para a aula;
- Dividir a classe em pequenos grupos;
- Reunir as sucatas obtidas;
- Orientar os grupos a discutir e levantar idéias de como cada integrante poderá confeccionar seu próprio fantoche com os materiais disponíveis;
- Auxiliar indiretamente na confecção dos fantoches;
- Solicitar que os grupos redijam uma pequena peça teatral que aborde os temas poluição, reciclagem e consciência ambiental;
- Permitir que os grupos ensaiem suas apresentações;
- Solicitar que cada grupo apresente o teatro e fantoches confeccionados.

Organização da Classe

Dividida em pequenos grupos.

Formas de Registro

Redação de texto teatral.


Material

- Os materiais reunidos dependerão do que os alunos trarão de casa, podendo ser:
- Caixa de leite longa vida;
- Latas de refrigerante;
- Garrafa pet;
- Copo plástico;
- Jornal;
- Retalhos de tecido;
- Restos de lã ou barbante;
- Canetas coloridas;
- Tintas;
- Cola;
- Tesoura;
- Restos de papéis diversos;
- Embalagens de iogurte;
- Etc.

Procedimento

Respeitando a estrutura da atividade, permita que os alunos criem diferentes modelos defantoches, utilizando sua criatividade para dar novas formas e utilidades às sucatas arrecadadas.

Observações

Os alunos observarão que que os materias encontrados em suas casas e que habitualmente vão para o lixo podem ser reutilizados de outras formas. A confecção de fantoches com sucata é apenas um janela aberta a fim de mostrar as inumeras possibilidades que eles podem encontrar pra criar brinquedos, confeccionar artesanatos e o que mais sua criatividade permitir. E abordando as consequências que essa "sucata" pode causar ao meio ambiente quando descartada de forma inadequada, o professor reforça a consciência ambiental não somente em seu aluno dentro de sala de aula, pois este potencialmente se tornará um multiplicador desses conhecimentos, levando uma nova rotina de coleta seletiva de lixo para detro de sua casa, para o dia-a-dia de sua família.


Discussão Pedagógica

Qual o Tempo de Degradação dos Materiais?
A relação de materiais e o tempo que levam para se degradar no meio ambiente podem não ocorrem conforme os tempos informados nas tabelas. Isso acontece por que a degradação dos materiais ocorre em função de uma combinação de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade, PH do meio, luminosidade, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio, dentre outros.Deve considerar-se sob que condições os materiais estão submetidos, se encontra-se a céu aberto ou enterrado? Numa região úmida e quente, como a floresta amazônica, ou numa região seca e quente durante o dia e fria durante a noite, como no deserto do Saara? Está jogado no rio (água doce) ou jogado no mar (água salgada)? Encontra-se depositado numa região de águas mais quentes (como no Nordeste Brasileiro) ou em regiões de águas mais geladas (como na Antartida)?
Temos conhecimento apenas do tempo relativo que cada material demora para ser degradado no meio ambiete, sabendo que este tempo pode variar conforme as condições citadas a cima.
- Jornais - 2 a 6 semanas;
- Embalagens de Papel - 1 a 4 meses;
- Casca de Frutas - 3 meses;
- Guardanapos de papel - 3 meses;
- Pontas de cigarro - 2 anos;
- Fósforo - 2 anos;
- Chicletes - 5 anos;
- Nylon - 30 a 40 anos;
- Sacos e copos plásticos - 200 a 450 anos;
- Latas de alumínio - 100 a 500 anos;
- Tampas de garrafas - 100 a 500 anos;
- Pilhas - 100 a 500 anos;
- Garrafas e frascos de vidro ou plástico - indeterminado.

Habilidades

Habilidades motoras;
Expressão;
Interação social;
Cognição;
Redação;



FONTE: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_fantochesdesucata

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividade de Ciências

Estudo do Meio - Aprendendo Sobre os Animais do Jardim da Escola



Resumo

Por vezes os professores se pegam em meio a muitos processos burocráticos para levar os alunos para um museu ou parque quando tudo o que precisam para estudar está tão perto, no jardim da escola.
Nesse sentido essa atividade vem propor que os alunos sejam levados ao local supra citado a fim de observar os animais que ali vivem, bem como as suas interações com o meio que os circundam.
Além disso poderão ser pegos algumas amostras para posterior análise e classificação segundo a morfologia de cada um. Atividade essa que poderá ser desenvolvida no laboratório de informática para consultas a Internet no caso de eventuais dúvidas.

Objetivos

Possibilitar que o aluno aprenda a importância das interações entre os seres vivos para um perfeito equilíbrio dos eco-sistemas.
Aprender a classificar os animais segundo sua estrutura morfológica.
Estrutura da Atividade
A atividade consiste num primeiro momento em observar os animais que estão no jardim da escola.
O primeiro passo (quando no jardim) é orientar os alunos para tomarem cuidado com alguns animais que podem ser nocivos, limitando-se portanto apenas a observação dos hábitos alimentares, sociais e dos locais onde cada animal prefere ficar; a saber, nas copas das plantas, no solo ou em baixo dele.
A seguir o professor irá coletar algumas amostras para posterior classificação quanto a critérios morfológicos, tomando cuidado para identificar em que local do jardim o animal foi encontrado. Se no solo, no subterrâneo ou nas copas de árvores, arbustos ou leguminosas.

Organização da Classe

A classe poderá ser dividida em grupos de 5 alunos onde cada um deles terá autonomia para decidir em que local preferirá observar, contudo sempre sob a supervisão do professor.
Formas de Registro
Seguindo as orientações do PCN, atividades que envolvam observação e coleta de espécimes requerem que sejam feitos desenhos dos mesmos a fim de detalhar melhor as estruturas que os compõem.
Posteriormente os mesmos poderão ser expostos junto com as amostras coletadas aos outros alunos da escola em um mural.




Introdução
As interações entre os seres bióticos (animais, plantas etc.)e dos abióticos (água, minerais) determinam o quanto um eco-sistema está em estado de equilibrio. Enquantos as plantas que são seres autótrofos servem como alimento para os animais (heterótrofos)fornecendo-lhes o amido que armazenam ou a energia contida em suas folhas, e/ou a madeira, as quais são alimento para outros grupos. Os animais por outro lado fornecem as plantas o Nitrogênio em forma de excrementos que liberam no ambiente e são degradados e fixados pelas bactérias que vivem nas raízes das plantas, fechando portanto um ciclo que sustenta a si próprio.
Daí vem a importância em estudar esses pequenos eco-sistemas de uma forma mais prática como nos orienta o PCN de Ciências.

Material

- Frascos contendo álcool para fixar os animais;
- Luvas para proteger as mãos;
- Lápiz para identificação nos frascos:
- Lupas portáteis (para melhor visualização);

- Pá para escavar o solo;
- Computadores com acesso á Internet para pesquisa.
- Cartolina, pincel atômico para a exposição final.

Procedimento

Como a duraçào prevista é de 3 aulas a primeira dela pode ser mesmo no jardim orientando acerca das precauções a serem tomadas, explicando a necessidade desse tipo de aprendizado, e algo sobre a evolução dos animais tais como a ausência de vertebra, formas de respiração formas de reprodução e alimentação, mecanismos de defesa, importância da preservação. Essas orientações induzirão a um comportamento mais cientifico e responsável dos alunos no momento da observação que será dado na segunda aula. Na terceira aula o professor irá orientar e ajudar os alunos na classificação dos animais segundo suas estruturas morfológicas e com auxílio da Internet.

Situação-Problema

Os alunos precisam internalizar a importância que cada ser vivo tem e no que ele contribui para o equilíbrio de um ambiente.
Hipóteses
Aprendendo sobre sua morfologia, formas de respiração, alimentação, reprodução e sobre o habitat dos animais, terão maior conciência do que eles necessitam para sobreviver e portanto passarão a preservar o meio ambiente.
Conhecendo as estruturas mais rudimentares e outras mais evoluídas terão noção de qual animal surgiu primeiro durante a evolução.
Ações dos Alunos
Presume-se que os alunos após serem instruídos sobre as questóes de segurança, e por estarem em uma aula diferenciada possam adotar uma postura responsável e ter noções de atividades cientificas.

Discussão Pedagógica

O trabalho visa por em prática o objeto de estudo, como orienta o PCN de Ciências. Que os aprendizados sejam mais práticos e de uma forma interativa para criar nos alunos além do aprendizado do conteúdo, outras competências que são adquiridas aravés do trabalho em equipe como colaboração, respeito dentre outros, além de propiciar o conhecimento do ambiente em que está situado o aluno dando a ele capacidade de resolver problemas que possam surgir em futuras situações semelhantes.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Atividade Prática

Confecção de um Terrário



Resumo

A montagem do terrário é uma atividade que reproduz o ecossistema em que vivemos em escala reduzida. O segredo para o sucesso desta atividade é distribuir no interior desse miniviveiro as plantas e animais na exata proporção do seu tamanho e impacto ambiental, ou seja, encontrar o ponto de equilibrio ecológico desse organismo vivo.


Objetivos

Proporcionar um contato direto dos alunos com elementos da natureza, pequenos seres vivos e plantas, estimulando que estes observem a interação entre as espécies animais e vegetais, o solo e a água.


Organização da Classe

A critério do professor, a classe pode ser dividida em 2 ou 3 grandes grupos ou até mesmo toda a classe um união, visto a complexidade da atividade e o número desejado de terrários a serem confeccionados.


Formas de Registro

Os registros podem ser organizados no próprio caderno do aluno, onde suas observações e comentários e apontamentos feitos pelo professor devem ser anotados conforme a regularidade estipulada pelo docente, sendo diariamente, a cada dois dias ou semanalmente.
A confecção do terrário é uma atividade em grupo, porém a prática de observar e a sensibilidade de identificar os acontecimentos e interações dentro do mini ecossistema é individual.


Duração

A confecção do terrário tem a duração de 3 ou 4 aulas, mas o tempo total da atividade pode variar de acordo com o tempo que o professor desejar que seus alunos observem o ecossistema e façam seus registros.


Material

- Um recipiente (aquário ou garrafão de vidro ou plástico);
- Argila expandida;
- Cascalho grosso ou pedrisco;
- Areia;
- Terra vegetal;
- Pequenas mudas (samambaias, heras, musgos, avencas, etc.);
- Pedras;
- Galhos secos;
- Pequeno recipiente, como tampa de um pote;
- Cartolina, papelão ou tela;
- Pequenos animais, tais como: tatu-bola, besouro, gafanhotos, joaninha, caracol, cigarra, formiga, minhocas, etc.;



Montagem

Lave o recipiente destinado ao terrário com água e álcool;
Distribua no fundo uma camada de argila expandida (encontrada em lojas especializadas);
Coloque, nessa ordem, cascalho grosso ou pedriscos, areia e terra vegetal, formando camadas sucessivas de 2,5 centímetros (a terra fértil pode ter 4 centímetros). Juntas elas vão reproduzir as condições geológicas da natureza. A última camada de terra equivale ao solo fértil. As de areia e pedra servem para drenar a água;
Plante as mudas de plantas, tomando cuidado para não quebrar as raízes (não plante espécies que não gostam de água, como cactos);
Espalhe pedras e galhos secos num cantinho para formar um abrigo mais úmido e escuro, onde os animais possam se proteger da luz;
Na tampa de um pote coloque água para criar uma fonte permanente de umidade;
Regue o terrário para umedecer a terra, mas cuidado para nao empoçá-la;
Coloque um por um os animais capturados;
Com a cartolina, papelão ou tela, cubra o terrário para que os animais não escapem;
Mantenha o terrário num lugar claro, onde o sol não bata diretamente.

Situação-Problema

Como capturar os animais?
Para manter-se a salvo dos predadores e longe da luz, muitos invertebrados se escondem debaixo de pedras e galhos secos. O professor pode reunir seus alunos e planejar uma visita ao bosque ou jardim mais próximo da escola. Com o auxílio de caixas de sapatos com pequenos furos na tampa para ventilação, os alunos poderão realizar o transporte dos animais. Procurem pedras no jardim, ao levantá-las vão encontrar um mundo em miniatura, lesmas, minhocas, tatus-bolas, joaninhas, caracóis e uma procissão de formigas.


Observações

Os alunos podem decidir manter o ecossistema intacto por alguns dias, fechando-o ermeticamente com uma fita adesiva.
Desse modo a água que penetrou nas plantas pelas raízes vai se evaporar em forma de gotículas sobre as folhas. A atmosfera criada no aquário fechado não vai conseguir absorver todo o vapor, que se acumulará nas paredes do recipiente. Quando a umidade chegar ao ponto de saturação vai se formar um ciclo de chuvas.

Discussão Pedagógica
Tipos de solo:
Existem vários tipos de solo e cada planta tem sua preferência. Assim, se nos terrários montados for plantada uma espécie vegetal num solo que não lhe agrada, ela certamente vai morrer.
Podemos aprender a distinguir os diferentes tipos de solo de acordo com suas características físicas. Na superfície, os restos dos seres vivos (fauna e flora) em decomposição constituem o húmus.
O que faz o solo ser diferente do outro é a quantidade de cada componente que contém: areia, argila e húmus. A mistura dos três compõe o tipo de solo mais indicado para plantar, como a terra roxa e a preta.
O solo calcário ou arenoso é rico em areia e apresenta pequenas pedras brancas na superfície. Deixa a água passar com facilidade e é bastante arejado. Seca rapidamente e serve para alguns tipos de vegetais;
O solo argiloso é rico em argila. Pouco permeável, fica encharcado rapidamente. Tende a se compactar e não deixa o ar circular. Deve ser misturado com areia e húmus para se tornar fértil para a lavoura;
A terra preta é rica em húmus e resulta da decomposição de restos vegetais e animais. É excelente para a lavoura;
A terra roxa resulta da decomposição de basalto. Sua cor típica é causada pela presença de ferro. Indicada para a agricultura.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Simulação: Movimento de Rotação e os Ritmos Diários dos Seres Vivos



Resumo

A presente proposta de ensino, inicialmente preparada para alunos de 6ª série, tem por objetivo a abordagem de noções de astronomia e sua relação com a biologia. Mais especificamente o movimento de rotação, os ritmos geocêntricos: dia e noite e a relação deste movimento com os ritmos biológicos de algumas espécies de animais: bem como os períodos de maiores atividades e descanso (dormência). Sendo uma das principais propostas de ensino de Ciências da Natureza o oferecimento do Saber Científico propiciando ao aluno autonomia para pensar e agir, esta simulação pretende nortear conteúdos do Eixo Temático: TERRA E UNIVERSO. Bem como, através desta atividade, favorecer uma relação entre o professor, aluno e o conhecimento.

Objetivos

Para a presente atividade sugerimos os seguintes objetivos:
1. Compreender o movimento de rotação como um movimento contínuo de duração de aproximadamente 24horas;
2. Perceber a relação de sincronicidade entre os ritmos biológicos diários e o ciclo dia-noite;
3. Por fim, desenvolver habilidades e competências referentes à compreender a natureza como um todo dinâmico e a capacidade do aluno de saber combinar leitura, observação, experimentação e registros para coletas, comunicação e discussão de fatos e informação. Além de valorizar o trabalho em grupo para a construção coletiva do conhecimento (BAROLLI, 2006).



Estrutura da Atividade

A seguir sugestões para a estruturação da atividade:
1. Realização da aula introdutória que norteie os conteúdos presentes nos objetivos;
2. Divisão da sala em grupos três alunos, ou ainda em duplas;
3. Realização da simulação;
4. Preenchimento da ficha;
5. Aula conclusiva bem como uma breve discussão sobre a atividade.

Organização da Classe

Para a realização desta simulação a classe pode ser dividida em grupo de três alunos, ou ainda em duplas.

Formas de Registro

Uma das formas de registro será a produção artística dos alunos ao construírem a simulação da Terra. Além das fichas de anotações respondidas pelos alunos durante a atividade. Por fim o professor pode solicitar do grupo, ou de cada aluno, para que realize uma espécie de redação, ou um relatório constando o aprendizado desta atividade.



Duração

O tempo de duração desta atividade: de 4 a 6 aulas, o professor pode requerer, como tarefa para casa, que os alunos pintem, ou colem os continentes na bola, simulando assim o planeta Terra.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

Por que Tartarugas, Jabutis e Cágados Andam Devagar?



Introdução

As tartarugas, os cágados e os jabutis são animais simpáticos e, por isso, são os bichos de estimação de muita gente. Eles são famosos por andarem lentamente... mas isso não seria ruim para esses animais? Pois se eles são lentos devem ter dificuldades em fugir de seus predadores... Como será que eles conseguiram sobreviver por aproximadamente 250 milhões de anos, do período Triássico até hoje?



Palavras-Chave

Biologia, Zoologia, Vertebrados, Testudines, Cágados, Tartarugas, Jabutis, Seleção Natural, Evolução.


Link da Atividade