quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BOA TARDE PROFESSORES!

CORROSÃO DO FERRO.

Introdução
A corrosão é um fenômeno natural que ataca estruturas de metal e suas ligas. Pode-se dizer que ela é a forma que a natureza tem de fazer com que os metais voltem à forma de seus minérios, que são óxidos ou sais.
A oxidação do ferro ocorre em presença de oxigênio e água. Não ocorre na presença de água sem oxigênio, nem na presença de oxigênio sem água.



Materiais
- 3 pregos de ferro
- 3 copos de vidro
- água
- óleo



Montagem e Manutenção
Coloque um prego em cada copo, coloque água em dois dos copos até cobrir os pregos e, em um dos copos adicione também um pouco de óleo de cozinha. No terceiro copo, coloque somente o prego e deixe-o em contato com o ar.
Durante oito dias observe o que acontece com os sistemas



Situação - Problema
1- O que você observou nos três copos?
2- Compare o prego no copo com água e o prego no copo com água e óleo. Há diferença entre ambos?



Fonte:http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=4751014434721067581

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Boa Tarde Professores!

Todos nós já ouvimos falar da poluição, este tema é muito abordado, a qual contribuímos diariamente.
É principalmente nos grandes meios urbanos que nos deparamos cada vez mais com situações de poluição.
Hoje postaremos uma atividade relacionado ao tema POLUIÇÃO DO AR


Objetivos
Observar a poluição do ar nas cidades.


Conteudos
Poluição atmosférica - meio urbano


Material
- Filtros de papel
- Palitos de churrasco
- Grampeador (para fixar o filtro de papel no palito)
- Mapa da cidade (ou dos bairros próximos a escola)



Manutenção
O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos: Como é o ar da nossa cidade, é limpo? Ele tem cheiro? Tem cor? Tem sujeira? Onde o ar é mais limpo, próximo de uma indústria (que solta fumaça pela chaminé), de numa avenida movimentada ou de uma praça? Por quê? Como poderíamos comprovar que há sujeira no ar?


Inicio
Uma maneira fácil de identificar a poeira existente no ar das cidades é utilizando filtros de papel. Na primeira etapa, os alunos prendem os filtros de papel no palito de churrasco com ajuda de um grampeador. Posteriormente, cada aluno leva o filtro de papel para casa e o prende numa janela (preferência virada para rua). Após uma semana, os alunos levam os filtros para a sala de aula. Observando os filtros, os alunos poderão deduzir quais as ruas ou os bairros mais empoeirados. Outra opção é distribuir os filtros pela escola (em cada filtro, fica anotado o local que ele foi colado, por exemplo, no pátio, na sala de aula, próximo à rua etc).


Acordo
Nesta etapa o professor anota na lousa os bairros que os alunos moram. Se a maioria dos alunos morarem no bairro da escola, ai o professor poderá trabalhar com as ruas. Se o professor for trabalhar na área da escola, ele poderá discutir com os alunos onde colocarão os filtros.


Registro
Os alunos podem registrar a atividade através de um mapa. Com um mapa da cidade, os alunos podem pintar os bairros (ou as ruas) de acordo com o nível da poluição.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-27


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Boa Tarde Professores!

Hoje postaremos uma atividade relacionado ao tema ADAPTAÇÃO DOS ANIMAIS.

As adaptações dos seres vivos não ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem.
A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis.

Objetivos
Conhecer a fauna das cavernas e suas adaptações


Conteudo
Adaptação dos seres vivos – fauna cavernícola – ambiente – beleza e raridade das cavernas.


Material
- 1 cartolina por grupo
- Canetinhas, giz de cera,
- Figuras de animais diversos existentes e não existentes das cavernas brasileiras (no site www.cienciamao.if.usp.br terá uma pasta com as figuras)



Questões Problemas
- Será que existe vida nas cavernas?
- Será que existem animais que vivem na escuridão?



Início
O professor começaria a atividade perguntando aos alunos: Como é uma caverna? Alguém já visitou alguma? Alguém já viu alguma pela televisão? Como era? Havia luz, animais, plantas? Como eram os animais? Eram pequenos ou grandes?
O professor utilizaria essa atividade para outros ecossistemas, em todos há animais e vegetais com formas muitos curiosas, que foram se adaptando ao longo de sua evolução (como por exemplo as plantas insetívoras).



Colocando a Mão na Massa
O professor começaria a atividade dividindo os alunos em grupos. Cada grupo escreveria ou desenharia em uma folha ou cartolina como imaginam ser os animais das cavernas, quais seriam as suas características físicas (os morcegos são os animais mais conhecidos). Após esta etapa, o professor discutiria juntamente com os outros grupos sobre os desenhos e os comentários dos colegas.
Posteriormente a esta etapa, o professor entregaria diversas figuras de animais da fauna brasileira, como onça, araras, cobras, peixes, besouros, aranha, bagre cego, opilião, morcego etc ou seja, de vários animais (existentes e não existentes nas cavernas brasileiras). Cada grupo escolheria algumas figuras e as dividiria em 2 grupos (animais de cavernas e não de caverna).



Acordo Coletivo
Após essa etapa, cada grupo explicaria quais os animais que existem ou não nas cavernas. Nesta etapa, o professor introduziria algumas perguntas como: As cavernas são escuras? Como os animais enxergam? Eles tem olhos? Como então eles capturam os alimentos? Nesta fase, alguns dos alunos perceberiam que possuem figuras de animais “estranhos” sem pigmentação, sem olhos, com antenas e pernas longas. Neste momento, o professor discutiria sobre a adaptação dos animais. O professor poderia completar essa atividade ministrando uma das atividades sobre “Cadeia alimentar” .


Registro
Os alunos registrariam a atividade colando as figuras em duas cartolinas. Em uma delas os alunos colariam as figuras dos animais das cavernas e na outra, os animais restantes.


Sugestões e Dicas
O professor poderia trabalhar também com os seguintes temas: animais pré-históricos, fósseis, história da humanidade (como o homem utilizava as cavernas), pinturas rupestres, arqueologia.


Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_11

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Hoje postaremos uma atividade chamada POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
Objetivos
Estudar a poluição da água e formas de tratamento.
Conteudos
Filtração – poluição aquática –tratamentos alternativos
Materiais
- Garrafa plástica (PET)
- Cascalho grosso
- Cascalho fino
- Areia grossa
- Copo
- Água com solo
- Água com óleo
- Água com detergente
- Água com café
Inicio
O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos: Podemos beber água de rios e lagos? Por quê? Eles são sempre limpos? Como a gente sabe que a água deles é potável? Da onde vem a água que bebemos? Como ela chega em nossas casas? Ela vem direto do rio, ou passa por algum tratamento? Como podemos tratar água?
Colocando
Para fazer o filtro, pegue uma garrafa de plástico vazia e corte-lhe o fundo. Coloque um chumaço de algodão no gargalo, sem apertar muito. Em seguida coloque a areia fina, a areia grossa, o cascalho fino e por último o cascalho grosso (cada camada poderá ter 3 ou 4 centímetros).Em baixo da garrafa coloque um copo (transparente), para cair a água filtrada. Antes de usar o filtro pela primeira vez, você deve deixar escorrer água da torneira através dele, até que a água saia limpa.
Acordo
O professor juntamente com os alunos poderá decidir quais os elementos que serão filtrados juntamente com a água.
Registro
Os alunos poderão registrar a atividade através de uma tabela.
Tratamentos alternativos para tratamento da água
Primeira forma:
1. Coletar um balde de água do rio com aproximadamente 20 a 25 litros.
2. Deixá-lo em repouso por uma noite ou mais para sedimentação das impurezas.
3. Passar a água para outro balde, para eliminar o sedimento.
4. Adicionar uma colher de sopa de Clorofina e de 6 a 8 gotas de iodo.
5. Aguardar 2h para beber.
O cloro e o iodo são bactericidas
Segunda forma:
A moringa (Moringa oleifera) é uma planta que tem origem no Norte da índia, país da Ásia, numa região seca como o sertão do Brasil. Suas sementes são utilizadas como coagulante natural para clarear águas barrentas. Como algumas bactérias ficam fixas nas partículas sólidas, o tratamento com o pó da moringa chega a retirar entre 90 a 98% da bactéria no processo. Mais informações no site
http://www.sanam.com.br/Contatos.htm
Como fazer: para cada litro de água muito barrenta, utilize uma semente de moringa (serve para limpar dois litros de água). Amasse as sementes em um pilão. Depois, em uma garrafa misture o pó com uma xícara d'água limpa e balance por 5 minutos; coe numa peneira. O resultado será um "Ieite", misture-o com a água suja, mexa com força durante um minuto, depois mexa devagar por mais 5 minutos. Cubra e deixe o barro "colar" na mistura em suspensão e assentar no fundo da lata por 1 hora. Depois separe a água limpa do barro que ficou no fundo da lata. Se a água ficar junta com o barro por muito tempo, a água volta a ficar suja.